10 cuidados para aumentar a vida útil do pneu da moto

Um dos erros mais comuns é a substituição de pneus sem obedecer às recomendações do fabricante da moto.

A boa utilização dos pneus é essencial para a segurança da motocicleta. Um dos erros mais comuns cometidos pelos motociclistas é a substituição de pneus sem obedecer às recomendações do fabricante da moto. O Indicador Desgaste de Pneu (do inglês “TWI”) deve ser verificado com certa frequência. Um pneu careca, além de ser ilegal, pode ocasionar derrapagem e colocar em risco a vida do motociclista.


Alguns cuidados ajudam a aumentar a vida útil dos pneus. Confira:


1 - Os pneus devem ser calibrados semanalmente, seguindo as recomendações do fabricante da motocicleta. A pressão precisa ser alterada em cada situação de uso (com carona na garupa, carga ou apenas o condutor);

2 - Os pneus devem ser montados apenas em máquinas. Nunca permitir a montagem manual em borracheiros não habilitados. O pneu de uma moto pode ter o talão (friso de aço lateral) quebrado por uma operação de montagem inadequada;

 

3 - As rodas devem passar por um balanceamento rotineiro, um procedimento fundamental para evitar o desgaste prematuro dos pneus;

 

4 - Os pneus não especificados para o modelo da moto não devem ser usados nunca. As alterações para fins estéticos acabam prejudicando o desempenho da moto e comprometendo a segurança do motociclista e a durabilidade dos pneus;

 

5 - Nunca fazer adaptações para deixar de usar câmeras de ar. Em motos, os pneus sem câmera somente são empregados em alguns poucos modelos que utilizam aros específicos para este fim;

 

6 - Os aros utilizados devem ser aqueles recomendados pelo fabricante. Mudanças provocam diferenças sensíveis no desempenho da moto, novamente comprometendo a segurança do motociclista e a durabilidade dos pneus;

 

7 - Jamais utilize pneus recauchutados;

 

8 - A moto sempre deve estar com o "quadro" alinhado, caso contrário a vida útil do pneu ficará comprometida por rodar fora de alinhamento com o piso;

 

9 - Nunca submeter o pneu a sobrecarga. Pode ocorrer o superaquecimento, desgaste excessivo, separação entre lonas e banda de rodagem. Portanto, é importante sempre manter as pressões e carga recomendadas conforme gravações que constam no flanco de cada pneu;

 

10 - Dar preferência para marcas certificadas e de boa qualidade.

Fonte: motoesporte.com.br

 

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