Mão de obra feminina cresce no comércio brasileiro

 

Mulheres já têm participação expressiva também no setor de comércio no Brasil.

A mão de obra feminina já representa a maioria dos assalariados brasileiros quando o assunto é o setor de serviços. Agora, elas vêm conquistando um espaço cada vez maior no comércio, segundo uma pesquisa divulgada pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

A pesquisa, realizada no Distrito Federal e nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador, Fortaleza e São Paulo, revelou que, do total de mulheres ocupadas em todos os setores da economia, nas cidades pesquisadas, a cidade de Salvador apresentou o maior percentual de empregadas no comércio (48,5%) e São Paulo, o menor percentual (43,3%).

O estudo também revelou o perfil das mulheres comerciárias nessas regiões (ao todo, 840 mil). A maioria tem idade entre 25 e 39 anos. As jovens entre 16 e 24 anos representam, aproximadamente, um terço da categoria. A maioria das comerciárias são mães e têm um ou dois filhos. A maternidade é mais comum no Distrito Federal e nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte e São Paulo.

Um dos grandes desafios dos trabalhadores do comércio é a longa jornada de trabalho, incluindo os domingos e feriados. Para as mulheres, isso se torna uma dificuldade ainda maior, pois apesar de sua jornada de trabalho ser menor em relação à dos homens, a pesquisa revelou que a jornada de trabalho das comerciárias nas regiões analisadas é superior à quantidade legal de horas, exceto em Belo Horizonte, onde a média é de 43 horas por semana.

Além desse agravante, a remuneração foi um outro fator analisado pelo estudo e que continua desigual entre homens e mulheres assalariados. O estudo do Dieese mostrou que a desigualdade salarial é maior no Sul e no Sudeste e menor no Norte e no Nordeste do País. Com exceção de Fortaleza e Recife, as trabalhadoras recebem, em média, 88,5% do rendimento dos homens.

Apesar dessas dificuldades, a tendência para os próximos anos é que a presença feminina continue em expansão nas micro, pequenas e médias empresas, conquistando espaço, igualdade de direitos e colaborando para o crescimento da economia brasileira.

 

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