O perigo dos medicamentos veterinários piratas

O perigo dos medicamentos veterinários piratas

No Brasil, a falta de fiscalização e o comportamento equivocado de alguns consumidores alimentam, cada vez mais, a pirataria. Desde equipamentos eletrônicos a medicamentos, tudo é pirateado e, muitas vezes, ninguém é punido. O que a maioria das pessoas não sabe é que os medicamentos veterinários piratas são um sério perigo tanto para as pessoas como para os pets. Daí serem extremamente necessárias cautela e conscientização a respeito.

São considerados ilegais os medicamentos falsificados, frutos de contrabando, sem registro nos órgãos competentes. Eles são comercializados sem a realização de testes em laboratório nem comprovação de eficácia, o que gera risco à saúde dos pets e das pessoas que cuidam desses animais.

Dados do SINDAN - Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal, confirmam que os medicamentos veterinários piratas correspondem até 15% dos produtos consumidos no Brasil. O faturamento oriundo da ilegalidade chega a R$ 600 milhões por ano. Enquanto uns lucram, outros são submetidos a graves riscos.

Não comprar medicamentos ilegais já é um passo importante para que a pirataria seja reduzida. Afinal a saúde e o bem-estar do bichinho de estimação estão em jogo. Mas a postura do médico veterinário também ajuda muito. Cabe a esse profissional conscientizar as pessoas quanto aos riscos para os pets e para os próprios tutores.

Pesquisa recente, realizada pela COMAC - Comissão de Animais de Companhia, comprova que os tutores dos animais de estimação confiam no médico veterinário e em sua prescrição de medicamentos e vacinas. Por isso, é fundamental que ele oriente seus clientes no reconhecimento de produtos piratas.

Para certificar que o medicamento/produto é genuíno, a embalagem deve:

->Apresentar o telefone de serviço ao consumidor do fabricante;
->Apresentar a identificação do responsável técnico;
->Estar em língua portuguesa, com data de fabricação e validade;
->Indicar o número de registro no Mapa - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Fonte: Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (Governo de Santa Catarina).

Conheça o CPT Doutor Vet - Software Veterinário para Auxiliar o Médico Veterinário de Cães e Gatos na sua rotina diária no hospital veterinário, na clínica veterinária e no pet shop.

Softwares Relacionados

Receba Mais Informações

O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade