Programa capaz detectar se o motorista está sem o cinto de segurança

 

Software é capaz de detectar se o motorista esta usando o cinto de segurança.

O cinto de segurança é um item indispensável dentro do automóvel. Segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, o uso do cinto de segurança evita 47% das mortes no trânsito. Porém, muitos dos motoristas não utilizam o equipamento de segurança que é obrigatório através da lei 9.503 de 1997, que obriga os ocupantes de veículos automotores a utilizarem o dispositivo em todo o território nacional.

Para tentar resolver o problema que coloca em risco a vida de própria pessoa que deixa de usar o cinto, está sendo desenvolvido na Universidade do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, uma espécie de Radar salva-vidas. Um software capaz de detectar se o motorista esta usando o cinto de segurança. O sistema foi criado para auxiliar na fiscalização do uso do dispositivo.

O programa funciona a partir da captura de imagens por câmeras instaladas em rodovias, de forma similar aos radares de monitoramento de velocidade. O software é capaz de identificar a posição do veículo e, em seguida, localizar o motorista.

Alguns problemas deverão ser resolvidos para que o sistema funcione 100%. De acordo com o cientista da computação Eros Comunello, do programa de pós-graduação em Computação Aplicada da Univali, o software usa câmeras normais, sem recursos como sensor infravermelho, com isso, fica difícil capturar imagens noturnas. Outro problema a ser resolvido é contornar interferências, como a reflexão da luz do sol, que pode saturar os quadros de vídeo, e limitações, como a identificação do cinto em pessoas com roupa preta ou em carros com vidros escuros.

O sistema foi testado no ano passado em duas vias de Florianópolis e uma de Blumenau (SC), atualmente. Segundo Comnello, atualmente, o programa é capaz de reconhecer o cinto em 90% dos casos.

A previsão é de que o primeiro protótipo esteja pronto em julho deste ano. O andamento do projeto depende da parceria com empresas e órgãos do governo.

 

 

 

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-093
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade