4 vantagens da automatização do almoxarifado

Controle de Almoxarifado

 

Inúmeras são as vantagens da automatização do almoxarifado da empresa, como diminuição de custos, maior produtividade, maior precisão, aprimoramento qualitativo, além de força competitiva no mercado. Todo isso graças à RFID (Radio Frequency Identification) ou Identificação por Rádio Frequência, tecnologia de ponta adotada por algumas corporações do país e do mundo.

Por meio do RFID, um determinado item é identificado graças a um transponder contendo chips e antenas. Estes têm a função de detectar sinais de rádio propagados por uma base transmissora. Dessa forma, os dados podem ser coletados e salvos no sistema, mesmo se os materiais estiverem a distância.

Mas quais as vantagens de se adotar a tecnologia RFID no controle do almoxarifado?

1. Aprimoramento qualitativo

Com a automatização do controle de materiais, as falhas humanas são eliminadas, o que promove melhorias no processo de expedição, pois só serão expedidos os itens determinados no planejamento. Mas não é só isso! O aprimoramento qualitativo vai muito além da expedição de produtos, ele engloba também o recebimento de materiais, a movimentação de estoque e até mesmo o inventário de imobilizado. Tudo isso graças ao RFID que garante à empresa maior visibilidade logística.

2. Maior precisão e produtividade

Mais uma vez, a tecnologia otimiza e acelera as atividades desenvolvidas na empresa. Por meio do RFID, o controle de materiais é potencializado, graças a um maior rigor durante sua execução. Em outras palavras, um mesmo trabalho pode ser feito várias vezes sem que os resultados sejam alterados. Pelo contrário, eles alcançam o máximo de precisão, o que aumenta a produtividade da empresa.

3. Diminuição dos custos com o retrabalho

A tecnologia RFID diminui os custos com o trabalho, pois este deixa de ser executado várias vezes, o que prejudicaria a produtividade da empresa e a eficiência de todo o processo de controle. Além disso, como o sistema passa a ser automatizado, não há necessidade de se contratar mais recursos humanos para as atividades extras. Como resultado, ocorre uma maior redução de custos.

4. Força competitiva no mercado
 
Para se manter no mercado, a empresa deve ganhar força competitiva. Caso contrário, a oscilação econômica mundial pode colocar em risco a saúde da empresa. Com a automatização proporcionada pelo sistema RFID, a empresa entra em sintonia com a concorrência, ou até mesmo ultrapassa as suas expectativas.

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Gradeti e Wikipédia.

Softwares Relacionados

Receba Mais Informações

O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade