5 dicas para reuniões de análise de desempenho eficazes

Reunião de análise de desempenho

Uma das qualidades de um bom gestor é tentar sempre fazer com que sua equipe de trabalho dê o melhor de si. Para isso, ele precisa entender e definir o valor e pontos fortes de cada membro para a empresa e elaborar estratégias para fazer de seu quadro de funcionários uma equipe unida, que trabalha a favor do crescimento e organização do negócio.

Para saber o que esperar de cada colaborador, é preciso promover uma avaliação racional e eficiente de todos, o que é feito por meio da análise do desempenho. Desse modo, será possível corrigir possíveis falhas na condução das atividades do negócio e desenvolver uma cultura organizacional forte e bem direcionada.

Algumas dicas podem auxiliar os gestores a definirem um modelo de reunião de análise de desempenho efetivo, que vise obter os melhores resultados para o empreendimento como um todo. Confira!

  1. Estabeleça critérios de avaliação

A primeira coisa que deverá ser definida é: como e quais informações serão coletadas para a avaliação justa, completa e relevante do meu colaborador?

Nesse contexto, um dos modelos mais utilizados hoje em dia nas empresas é a Avaliação 360°. Essa ferramenta permite que o colaborador receba feedbacks de diversas fontes, seja seus superiores, colegas de setor, subordinados, entre outros. O objetivo é que o funcionário, de acordo com as avaliações que receber, promova uma melhoria constante em sua conduta pessoal e profissional no ambiente de trabalho, culminando no melhor desempenho de sua função.

A avaliação 360° pode e deve ser feita colocando em perspectiva todos os membros da empresa, independente da hierarquia. Dessa forma, também serão avaliados os gerentes, líderes de equipe, chefes de setor, encarregados etc.

  1. Avalie o impacto do colaborador para a organização

Em uma reunião de análise de desempenho, o gestor deve definir muito bem a cada funcionário, ou equipes de funcionários, o que se espera dele no contexto geral da empresa e como o seu trabalho é importante para o crescimento e desenvolvimento do negócio. Isso estimula o colaborador a dar o melhor de si todos os dias e promove a harmonia entre os diferentes setores da organização, pois fica muito claro que todos, sem exceção, têm um papel importante na empresa.

  1. Incentive a comunicação

Estabeleça uma comunicação aberta com todos os funcionários e estimule-os a fazerem o mesmo entre si e entre as equipes. Implante a cultura do diálogo no trabalho a fim de que os eventuais erros e falhas sejam identificados mais rapidamente e de que os colaboradores não se intimidem em expor suas opiniões e ideias para a resolução desses problemas.

O diálogo na empresa permite uma avaliação mais eficaz de todos os membros, pois estes se sentem seguros em se expressarem em um ambiente que valoriza seus pontos de vistas e impressões.

  1. Otimize o tempo

Reuniões são exclusivas para realinhar as rotas de trabalho. É preciso cuidado para que esses momentos não sirvam de dispersão e tomem muito tempo do colaborador, pois isso pode interferir na produtividade da empresa ou mesmo desviar o objetivo do evento, que é fornecer feedbacks construtivos e pontuais. 

  1. Implemente a avaliação contínua

Tenha em mente que a reunião de análise de desempenho é apenas uma etapa do processo de avaliação contínua e cotidiana dos seus colaboradores, uma vez que será por meio da rotina da organização que se avaliará de fato o quão produtivo e eficiente tem sido um funcionário ao longo de sua jornada em uma empresa.

No mais, sempre tenha em mente que a análise de desempenho fornece condições de melhorar os processos de produção ou prestação de serviço de um empreendimento.

 

Conheça os softwares de gerenciamento desenvolvidos pelo CPT Softwares para a Gestão Empresarial.

 

Fonte: Administradores – administradores.com.br

Por Bruna Falcone Zauza

Receba Mais Informações

O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade