A importância do planejamento conjunto ao Plano de Marketing

A análise dos 4P's no plano de marketing ajuda a pequena empresa a ser mais competitiva no mercado.

O plano de marketing é a base do plano estratégico das empresas. Ele é produzido no momento anterior à sua abertura e atualizado periodicamente, de acordo com as necessidades de marketing do negócio.


Esse plano é fundamental para a sobrevivência da empresa e posterior geração de lucro, pois determina o quê, como e quando será produzido um bem, serviço ou idéia para a posterior venda a indivíduos ou grupos, segundo Marcos Cobra, professor, consultor e autor do livro Administração de Marketing.

O marketing mix (mistura de marketing) é o nome dado ao grupo dos elementos analisados no plano de marketing. Essa teoria é a mais aceita para efetivar as teorias de marketing. Quem a definiu, em 1953, foi Neil Borden, da Associação Americana de Marketing.

Os elementos do marketing mix são: produto, preço, praça e promoção. Hoje, ele é conhecido internacionalmente e pode ser uma ferramenta útil na elaboração do plano de marketing também nas micro e pequenas empresas.

Confira cada um dos elementos do mix de marketing e verifique se você analisa cada uma das variáveis com atenção na sua pequena empresa:

- Produto: confira se os produtos e serviços da sua pequena empresa oferecem diferentes tipos de design, características vantajosas em relação aos produtos da concorrência, qualidade das marcas vendidas e suas especificações, embalagem, tamanho e política de garantia e devolução. O produto deve ser oferecido com o objetivo de satisfazer as necessidade e exigências dos consumidores.

- Preço: disponibilize financiamentos e condições de pagamento vantajosos, além de descontos, concessões, prazo de pagamento e crediário facilitado. Quando bem posicionado, o preço de um produto ou serviço é um fator primordial ao sucesso do plano de marketing.

- Praça: dê atenção à localização da sua loja (se o local é adequado ao negócio e se possui um público-alvo), à logística dos serviços, ao armazenamento e à distribuição. O produto desejável deve estar acessível aos cliente, no momento em que ele desejar comprar.

- Promoção: Atente-se para a elaboração de uma publicidade eficaz, para as relações públicas e para as promoções de vendas, que são o principal objetivo do marketing. Uma ferramenta eficaz na promoção de marketing é a força de vendas, que envolve o relacionamento ao vivo, interativo e imediato com o consumidor e tem o objetivo de ser duradoura. A fidelização do cliente ao produto ou serviço depende desse relacionamento saudável na hora da compra.

No ambiente competitivo de mercado, o plano de marketing que envolve os 4 P's é importante para os pequenos empreendedores traçarem objetivos, estratégias e táticas que permitirão à empresa conquistar um espaço destaque no mercado de sua área atuante. Por isso é necessária uma reciclagem constante do pequeno empresário e uma análise concreta das forças da empresa em relação aos segmentos de marketing.

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Thayana Abreu - Editora e Revisora CPT Softwares


 

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