A Importância do Planejamento Estratégico para o Pequeno Empreendedor

Para sobreviver em um mercado altamente competitivo, o pequeno empreendedor, em sua empresa, precisa ter uma estrutura ágil, enxuta e voltada para a melhoria dos serviços prestados ao cliente.
    

 Uma das formas de fazer o planejamento estratégico é buscando o auxílio de ferramentas computacionais que norteiam o pequeno empreendedor a agir de forma adequada para atingir seus objetivos.

Planejar significa pensar metodicamente, pensar antes de agir, analisar as possibilidades, as perspectivas, suas vantagens e desvantagens e propor objetivos. Segundo o dicionário Aurélio, a palavra estratégia vem do grego strategos que quer dizer chefe do exército, o conjunto de técnicas administrativas chamada de planejamento estratégico tem forte relação com o planejamento das guerras realizadas pelos “administradores” do exército. Dessa forma, o pequeno empreendedor precisa travar muitas batalhas para se manter forte no mercado competitivo.

Hoje, cada vez mais, pessoas buscam abrir seu próprio empreendimento. Porém, segundo dados do SEBRAE, obtidos em uma pesquisa realizada em nível nacional, no ano de 2004, aproximadamente 40% das micro e pequenas empresas sobrevivem após seu quinto ano de existência. Este índice de insucesso, conforme estabelece o SEBRAE, pode estar relacionado a não verificação das condições do mercado, no sentido do estudo de suas oportunidades, bem como à falta de realização de um plano de negócios a ser seguido de acordo com as possibilidades de cada empresa.

Para isso, é fundamental controlar, buscar estratégias e pensar sua empresa. Vivenciamos a loucura do tempo; onde pessoas e empresas precisam competir para garantir espaço neste cenário turbulento da vida moderna.

Nesse panorama, as empresas estão buscando ferramentas que auxiliam a se manterem no mercado altamente competitivo que vivenciamos. Uma delas é o planejamento estratégico, que visa posicionar as organizações no sentido de “onde estamos” e “onde queremos chegar”.

Uma das formas de fazer o planejamento estratégico é buscando o auxílio de ferramentas computacionais que norteiam o pequeno empreendedor a agir de forma adequada para atingir seus objetivos. A tecnologia nos possibilita esse norteamento e, cada vez mais, cresce com inovação e de forma acessível, onde, através dela, podemos traçar metas, organizar e planejar a empresa.

Organizar um planejamento da vida de uma empresa é bem mais complexo do que um planejamento pessoal, pois uma empresa é formada por diversas pessoas que pensam diferente e agem diferente umas das outras. Fazer com que todos incorporem os objetivos da empresa é mais um desafio!

David Ladeira – Editor e Revisor de textos CPT Softwares.

 

 

 

Salvar

Receba Mais Informações

O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade