A Necessidade do Controle Empresarial para o Pequeno Emprendedor

O planejamento é uma tarefa essencial em nossa vida. Saber qual profissão escolher, para onde viajar nas férias, o que comer quando se chega em um restaurante, qual a melhor roupa, o que fazer no final de semana. O sucesso ou o fracasso de cada ação na vida depende essencialmente do planejamento feito.

 A contabilidade de custos é um poderoso instrumento para auxiliar nas atividades de uma empresa.

No mundo empreendedor, as empresas precisam apresentar respostas rápidas às demandas do mercado, com preços acessíveis e qualidade garantida. No contexto turbulento como o século XXI, em que o mercado se encontra em uma situação altamente competitiva, a visão do empreendedor que planeja seu negócio se torna uma questão fundamental. Afinal, a falta de direcionamento claro pode induzir o empreendedor a trilhar caminhos obscuros e danosos, colocando a empresa em grandes dificuldades, ou até mesmo leva-la à falência.

O empreendedor deve saber planejar e controlar todas as áreas da empresa, principalmente a financeira, pois este controle garante uma organização empresarial diferenciada, uma vez que esta área tem que estar bem para que todo o resto esteja. “A contabilidade de custos é uma poderosa ferramenta no planejamento e no controle das atividades de uma empresa, sendo um instrumento eficaz na análise do comportamento dos custos, nas tomadas de decisão e no atendimento das exigências contábeis e fiscais das empresas”, afirma o autor Peinado e Graeml no seu livro Administração da Produção (Operações Industriais e de Serviços).

Controlar os custos permitirá gerenciar o nível das atividades, ou seja, verificar em que “pé” está a situação de sua empresa. Ele garante uma visão geral do desempenho produtivo e da saúde financeira da mesma. Os preços dos produtos devem ser calculados em cima de seus gastos. Você precisa saber exatamente o quanto gasta em cada produto que vende para saber se está lucrando ou não com as vendas. Utilizar uma ferramenta adequada ajuda bastante no gerenciamento da entrada e saída de produtos, custos, gastos e contas a pagar, por exemplo. Contabilizar os custos auxilia nas atividades de uma empresa, sendo eficaz na análise do comportamento dos custos, nas tomadas de decisão e no atendimento das exigências contábeis e fiscais.

Em relação ao supracitado, planejar e controlar são duas ferramentas importantes para o pequeno empreendedor. O planejamento define o que, como, por quem, quando e onde as ações devem acontecer e o controle investiga e avalia os resultados destas ações procurando corrigir as falhas, em tempo hábil, e registrar as lições apreendidas.

Não adianta planejar o que não vai ser controlado nem controlar o que não sabemos como vai acontecer.

David Ladeira – Editor e Revisor de textos CPT Softwares

 

 

Salvar

Receba Mais Informações

O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade