Administração de materiais - importância e finalidade do planejamento

Administração de materiais - importância e finalidade do planejamento

 

De forma mais simples, pode-se dizer que a administração de materiais de uma empresa é a ferramenta usada para dar consistência às decisões presentes para evitar surpresas no futuro, relativas à utilização de recursos de curto prazo em estoques. A administração de materiais se insere no contexto do planejamento financeiro que envolve:

- Análise das opções de financiamento e de investimento de que a empresa dispõe na produção e oferta de produtos;

- Projeção das consequências futuras das decisões presentes de investimento;

- Decisões sobre quais alternativas devem adotar;

- Avaliação de desempenho subsequente, face aos objetivos estabelecidos no plano financeiro.

A atual configuração do cenário mundial traz consigo desafios e mudanças que acontecem de forma rápida e dinâmica no ambiente empresarial. Transformações na política e na economia podem interferir direta ou indiretamente nas atividades das empresas. Para se precaverem das adversidades desse turbulento mercado, as empresas precisam focar seus esforços, com o intuito de quebrar barreiras que as impeçam de ser prósperas. No entanto, a escassez de recursos financeiros e o elevado custo para sua obtenção, juntamente com a falta de planejamento e controle, tem-se tornado um impeditivo e contribuído para uma triste realidade brasileira: o encerramento prematuro das atividades de várias empresas.

Importância do planejamento

Planejar é especificar os objetivos a serem atingidos e decidir, antecipadamente, as ações apropriadas que devem ser executadas para atingir esses objetivos. Neste sentido, as empresas projetam consequências futuras a partir de decisões presentes e da análise de determinadas variáveis econômicas e tudo aquilo que irá influenciar o negócio. Os estudos dessas variáveis, por sua vez, permitem compor cenário de curto, médio e longo prazo que serve de base para tomada de decisão sobre opções de investimento e financiamento, bem como a escolha de alternativas incorporadas ao plano financeiro. Outro fator importante nesse processo, que não deve ser deixado em segundo plano, é a avaliação do desempenho, em face dos objetivos previamente estabelecidos.

Finalidade do planejamento

Sua finalidade é assessorar a empresa como um todo, proporcionando os recursos monetários exigidos para financiar a estrutura de investimento com o mais baixo custo possível, ou seja, maximizando o valor da empresa e o retorno aos proprietários, ao mesmo tempo em que propicia a manutenção de certo grau de liquidez.

Segundo pesquisa realizada pelo SEBRAE (2007), em âmbito nacional, cerca de 50% das empresas encerram suas atividades antes de completar o segundo ano. As principais causas da mortalidade das empresas são:

a) Comportamento empreendedor pouco desenvolvido;

b) Falta de planejamento prévio; gestão deficiente do negócio;

c) Insuficiência de políticas de apoio;

d) Conjuntura econômica;

e) Problemas pessoais dos proprietários; e

f) Problemas na administração do crédito e inadimplência.

O planejamento e controle financeiro, então, aparecem como alternativa de suporte, através da implantação de políticas que visem à sobrevivência, ao crescimento e à expansão do negócio.

Por Silvana Teixeira.

Conheça o CPT Almoxarifado - Software para Gerenciamento de Almoxarifado.

Receba Mais Informações

O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade