Aprenda a organizar seu almoxarifado

Almoxarifado/estoque

A organização nunca é demais. E, ela também significa tempo. Em empresas, seja nos seus processos ou até no espaço físico, é importante manter tudo organizado para otimizar tempo e também dinheiro. O almoxarifado ou estoque contém boa parte do investimento de uma empresa, então, manter a organização ajuda a garantir sua eficiência.

Imagine chegar a um supermercado e os produtos estarem dispostos de qualquer forma? Certamente você se perderá procurando o produto que deseja comprar e até poderá ir embora sem comprá-lo, o que significa perda de lucro para o mercado. Então, por que não adotar a “estratégia” de organização?

Confira a seguir algumas informações para que você possa organizar seu almoxarifado e otimizar tempo e dinheiro:

Limpeza

Em primeiro lugar, mantenha-o sempre limpo. Além de sujeira, elimine materiais que não usa mais e que só estão ocupando espaço e poluindo o ambiente, o que compromete a produtividade, logística e a organização.

Conheça seu almoxarifado

Não adianta querer otimizar seu tempo se seu funcionário não conhece o almoxarifado. A melhor estratégia é investir em capacitação para que seja possível entender e identificar os produtos e seções.

Estoque virtual

Registre os números do estoque em um sistema ou planilha para que você possa ter um maior controle na movimentação. Isso é fundamental para manter controle e organização dos produtos.

No registro, identifique, classifique e conte os produtos disponíveis. Isso também será útil para organizar o fluxo de saída e entrada de materiais. Existe no mercado Softwares, como o CPT Almoxarifado, que promove o gerenciamento do estoque: controle de entradas, perdas, consumo interno e estoque mínimo por meio de descrição, código de barras ou identificação de lote de materiais e patrimônios móveis. Registros de data, previsão de entrega, quem recebeu e quem entregou materiais por setor e situação.

Verifique mercadorias paradas

Produtos que estão parados há muito tempo precisam ser verificados, bem como prazos de validade e produtos que foram substituídos por versões ou modelos mais modernos. Tudo o que não for útil mais deve ser descartado, abrindo espaço para novas mercadorias e facilitando ainda mais o controle.

Espaço físico

O aproveitamento do espaço físico precisa ser o melhor possível. Por isso, não se deve deixar espaços pequenos para itens grandes ou o contrário, por exemplo. Prateleiras e outras divisões do almoxarifado precisam agrupar itens por algum critério específico, para que seja mais fácil a localização. Ainda, é possível dispor os produtos por grau de importância ou demanda.

 


Conheça nossos Softwares para Gestão Empresarial:

CPT Almoxarifado – Software para Gerenciamento de Almoxarifado
CPT Planejamento – Software para Planejamento (Gratuito)
CPT Agenda – Software para Organizar Compromissos e Tarefas do Dia a Dia (Gratuito)

Fonte: Toque Color – toquecolor.com.br/blog/
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2019. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-093
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade