Cliente oculto: conheça as vantagens para a sua empresa

Vantagens do cliente oculto


O cliente oculto é a nova estratégia dos empresários para avaliar a qualidade dos serviços do seu negócio. Para obter informações detalhadas sobre o andamento das atividades, um funcionário é disfarçado e se passa por um cliente comum, uma espécie de detetive da empresa. O cliente oculto pode estar em qualquer lugar onde há atendimento ao público, sem dia ou hora marcados. Ele tem um olhar clínico e observa tudo com cuidado. Avalia o atendimento, a agilidade, a gentileza dos funcionários e a qualidade dos produtos.

Nos últimos tempos, o aumento do número de empresas especializadas em serviços de cliente oculto cresceu muito. Isso porque, os empresários querem saber como andam os  negócios e se estão no caminho certo. Quando algum problema é detectado, as empresas de cliente oculto são capazes de encontrar a solução ideal e direcionar o empresário de modo que ele consiga aprimorar seu atendimento e conquistar melhor o seu público. Assim, o desenvolvimento e o crescimento profissional de toda a empresa é certo.

Os clientes ocultos são pessoas comuns, como: médicos, professores, estudantes e donas de casa. Eles relatam de maneira bastante objetiva e detalhista o que foi observado nos estabelecimentos. Atualmente, as empresas estão investindo bastante no relacionamento com seus clientes e buscando  entender exatamente o que eles precisam. É uma ferramente de gestão muito interessante.

Exemplo de ação: o cliente oculto vai a uma hamburgueria. Ele tem o perfil dos consumidores da lanchonete. No caso: jovem, com bom poder aquisitivo e que faz questão de qualidade. O cliente oculto senta, avalia o ambiente, olha o cardápio, repara em tudo. Vai ao toalete, verifica as instalações, volta e faz o pedido. E marca o tempo de espera. Quando o hambúrguer chega à mesa, discretamente ele tira uma foto com o celular, para fazer uma avaliação visual do prato. Ele prova o sanduíche e faz suas considerações. A visita dura em torno de 40 minutos. Depois, um minucioso relatório é feito com as observações. Com isto, a empresa pode providenciar as devidas mudanças. 

Os benefícios que a empresa pode obter são inúmeros. Entre eles:

- Curso de atendimento ao cliente: os profissionais explicam exatamente como os funcionários devem
prestar um atendimento de qualidade para que o público fique totalmente satisfeito;

- Fidelização de clientela;

- Aumento na produtividade e lucros da empresa;

- Melhora de resultados;

- Alcance de metas;

- Identificação dos pontos de oportunidade de melhoria e divergências;

- Alcançar a satisfação do cliente;

- Ter resultado com custo reduzido.

 

Antigamente, o cliente satisfeito falava para três pessoas sobre a boa experiência no estabelecimento. Um não satisfeito para dez a doze. Hoje em dia, com as redes sociais, um cliente insatisfeito pode denegrir a imagem de uma empresa. Portanto, a importância de aproximação com os clientes e da identificação de pontos que precisam ser melhorados. O cliente oculto pode ser útil em diversos segmentos: restaurantes, farmácias, hotéis, posto de gasolina, lojas, supermercados, dentre outros. É uma ferramenta interessante e eficiente. Por isso, cada vez mais as empresas estão aderindo e comprovando os benefícios.


Por Lidiany Duarte
Fonte: Blog dos negócios/ G1 economia

Receba Mais Informações

O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade