Como delegar de forma eficiente

Como delegar tarefas
 

Para ser um grande líder é preciso agir com sabedoria e autoridade. Uma atitude importante, é delegar tarefas de forma eficiente.

O seu tempo é limitado, delegando uma tarefa, você economizará tempo e ainda qualificará a equipe. Dessa forma, você pode ocupar-se com outras atividades mais importantes.

A centralização de tarefas é um dos problemas que os gestores encontram. O receio de delegar trabalho para a equipe pode custar caro ao projeto: prazos não cumpridos e resultados pouco eficientes.

Confira dicas para delegar de forma efetiva e multiplicar sua capacidade de execução.


1. Descreva claramente o que precisa ser feito

Seja claro e objetivo ao descrever o trabalho. Passe para a pessoa o maior número de informações para que ela realize bem a tarefa.


2. Descreva claramente como espera que o resultado seja entregue

É importante que o colaborador saiba exatamente o que está sendo esperado com a tarefa que ele realizará. Portanto, faça um relatório impresso, demonstrando os percentuais e os faturamentos. Com metas claras é mais fácil atingir os objetivos.


3. Permita que o executor percorra um caminho diferente

Depois de descrever claramente o que precisa ser feito e os resultados esperados, deixe que a outra pessoa percorra o caminho que achar necessário para concluir a tarefa. Dê os direcionamentos, mas não diga exatamente todos os passos que ela deverá seguir para concluir o objetivo. Assim, ela pode crescer e demonstrar suas ideias.


4. Tenha paciência para tirar as dúvidas

Quando recebem ajuda, as pessoas ficam mais interessadas em realizar a tarefa, pois sabem que terão a oportunidade de aprender alguma coisa nova. Sempre que preciso, tire as dúvidas e direcione-a para o melhor caminho.


5. Faça acompanhamento

Faça uma lista com as tarefas e com os prazos de conclusão delas. Além de manter a equipe produtiva, te ajuda a evitar os atrasos e problemas maiores. Lembre-se: não adianta determinar um prazo se você não é capaz de acompanhar a conclusão dos itens.


6. Reconheça e recompense

As pessoas gostam de reconhecimento. Sempre que alguém concluir o que foi pedido, dentro do prazo e com o resultado esperado, lembre-se de elogiar. Se ela fez além do esperado, uma recompensa é bem-vinda.


Siga as dicas e delegue seus afazeres. Multiplique seu tempo e foque naquilo que somente você é capaz de fazer. É justamente aí que você fará uma grande diferença.



Por Lidiany Duarte
Fonte: professoresdosucesso.com

Receba Mais Informações

O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade