Como fazer o planejamento financeiro da empresa?

Planejamento Financeiro

Analisar custos, identificar oportunidades valiosas e avaliar qual a melhor hora para aplicar e investir em seu negócio é praticamente impossível se não há um planejamento financeiro. Empreendedores e gestores costumam ter muita dificuldade nessa hora, mas, com alguns passos simples, é possível realizá-lo facilmente.

Planejamento financeiro diz respeito a uma forma relacionar todas as despesas e receitas de uma empresa, sejam elas atuais ou futuras, de forma a obter uma visão completa sobre a situação econômica da empresa. Com um bom planejamento, é possível saber qual o valor que a empresa dispõe para aplicar em outros recursos, por exemplo.

A grande vantagem é essa: planejar, junto com o financeiro, a situação de sua empresa. Baseado em situações reais, o gestor tem a oportunidade de (re)organizar sua empresa, detectar falhas e projetar soluções.

Para realizar um bom planejamento financeiro, fique atento:

Analise o fluxo de caixa

Antes do planejamento econômico, é preciso saber a real situação de sua empresa. Para isso, o fluxo de caixa e a análise do balanço patrimonial são dois procedimentos fundamentais para obter informações sobre custos fixos e variáveis, bem como pontos positivos e negativos do financeiro de sua empresa. Aproveite para realizar, também, um planejamento estratégico de vendas, estabelecendo metas a fim de verificar se os resultados da empresa serão suficientes para atingirem a meta estabelecida por você.

Informe-se, busque opiniões e estude a viabilidade

Após a obtenção do fluxo de caixa, será possível projetar situações futuras e criar metas baseadas nelas, haja vista que o fluxo de caixa te mostrará todas as receitas e despesas da empresa. Depois, será preciso dar ouvidos aos seus funcionários, perguntando sobre o que pode ser melhorado em cada setor. Prevendo contextos e criando metas, você facilita o planejamento financeiro. Depois, defina quais serão as metas do seu negócio para os próximos meses e anos, um cronograma para atingi-las e qual setor ficará responsável por cada uma das ações. Dica: para verificar se o seu planejamento financeiro será viável, a técnica “5W2H” pode ser utilizada, na qual 7 perguntas básicas deverão ser feitas: What?, When?, Who?, Why? Where?, How?, How much? (O quê?, Quando?, Quem?, Por quê?, Onde?, Como?, Quanto Custa?).

Invista em um sistema de gestão

Com um sistema de gestão, também conhecido como um software, a sua análise e planejamento financeiro se tornam muito mais fáceis. De forma prática e simplificada é possível acompanhar de perto o fluxo de caixa, o histórico de compras e vendas e o andamento do negócio, com relatórios que podem ser gerados a qualquer momento. Dessa forma, o planejamento financeiro é muito mais seguro e as metas podem ser controladas mais facilmente.





Conheça nossos Softwares para a Gestão Empresarial:

CPT Controle Econômico e Financeiro
CPT Plano de Negócios
CPT Microempreendedor



Fonte: SB Sistemas – sbsistemas.com.br/blog/


por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-093
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade