Como lucrar mais com o e-commerce? Melhore a entrega

Entrega

O e-commerce, nova forma de comércio que é feita de forma online, tem crescido muito no país e angariado cada vez mais clientes, no anseio da facilidade, agilidade e comodidade na hora de realizar a sua compra. Porém, um ponto a ser melhorado é justamente quando o cliente recebe o que compra: a entrega.

Diversos são os novos mecanismos, criados para facilitar ainda mais a experiência de compra online dos consumidores. Porém, para reduzir os custos e aumentar o lucro, é preciso dar atenção à logística e aos centros de distribuição, o que pode ser decisivo nos lucros da empresa e, também, na satisfação do cliente após a experiência de compra.

Algumas dicas podem ser úteis para melhorar a entrega de sua loja online. Tome nota:


- Procure um especialista

A parte da logística não deve ser tratada com qualquer setor dentro de uma empresa. Para que ela funcione bem, uma boa estratégia é contratar um especialista, para que ele possa comandar todas as operações e, ainda, participar de reuniões estratégicas na empresa para facilitar esse ponto.

- Crie pontos de retirada

Em muitos casos o seu cliente não pode receber a encomenda no momento exato da entrega, seja por algum compromisso pessoal ou profissional. Nesses casos, distribuir alguns pontos de retirada pela cidade pode ser uma alternativa para deixar que o cliente retire o seu produto quando e onde quiser.

- Prazo

Um dos fatores que realmente trazem prejuízos ao e-commerce é o prazo da entrega. Muitas empresas prometem prazos que não conseguem cumprir e acabam por perder a compra e, em muitos casos, o cliente. Se você prometeu entregar em 5 dias, por exemplo, faça tudo o que for preciso para que esse prazo seja cumprido.

- Descentralize a logística

Em um país grande, como é o caso do Brasil, é válido trabalhar com a descentralização da logística, isto é, criar pontos de distribuição espalhados em vez de apenas um. Ainda é possível utilizar várias transportadoras para os produtos, que também são variados, como é o caso de volumes pequenos e personalizados.

- Integre os processos

Para que a sua entrega seja feita da forma mais ágil possível, um bom operador logístico não é o suficiente. Para agilizar a entrega e nos casos de logística reversa, um dos desafios do e-commerce, é preciso integrar todos os processos.

- Automatize o centro de distribuição

É possível diminuir os custos com os sistemas adequados. Ainda, em cada um dos centros de distribuição, promover uma sensorização é fundamental para se ter controle sobre cada etapa do processo de entrega. O monitoramento dos transportes, através de tecnologias por satélite também é uma boa opção.

 


Conheça nossos Softwares para Gestão Empresarial:

CPT Almoxarifado – Software para Gerenciamento de Almoxarifado
CPT Microempreendedor – Software de Gerenciamento Financeiro pra Profissionais Autônomos, Liberais e Microempreendedor Individual
CPT Plano de Negócios – Software para Elaboração de Plano de Negócios

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios – revistapegn.globo.com
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-093
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade