Como organizar as finanças na família

Planejamento familiar

A organização das receitas e gastos é uma das maiores responsáveis pela tão desejada estabilidade econômica. Listar as prioridades da família, as necessidades e as demandas domésticas é fundamental para a saúde financeira do lar e exige a colaboração e participação de todos os membros da casa.

Entretanto, é muito mais comum do que pensamos existirem casais que não compartilham seus gastos particulares e não discutem o faturamento e planejamento financeiro, dificultando muito o gerenciamento das contas domésticas e aumentando os prejuízos causados pela má administração monetária. Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo Portal Meu Bolso Feliz apontou que somente 31% das famílias do nosso país dialogam regularmente sobre os gastos da casa e mais de um terço dos brasileiros em matrimônio desconhece o valor do salário de seu parceiro.

Veja alguns hábitos que podem ser adotados para promover a reeducação financeira da família.

 

Não deixe o pagamento das contas a cargo de apenas um membro da família

Todos devem se comprometer com o orçamento doméstico, mesmo aqueles que não contribuem para o aumento da receita familiar, como as crianças e adolescentes. Estes podem cooperar atuando na diminuição do valor de certas contas, como luz e água, por exemplo. Para isso, basta adotar medidas contra o desperdício, tais como aproveitar melhor a luz do dia, desligar as lâmpadas de cômodos vazios, reduzirem o tempo no banho, etc.


Converse sobre gastos pessoais

A organização financeira se torna impraticável quando os parceiros escondem gastos uns dos outros, pois é por causa disso que, muitas vezes, o final do mês fica apertado, com riscos de terminar no vermelho. Por meio do diálogo, muitos hábitos comuns podem ser mantidos na planilha de gastos sem problemas, enquanto que outros passam a ser vistos como supérfluos até para quem os praticam, podendo ser cortados do orçamento.


É preciso poupar de maneira conjunta

Guardar dinheiro é o único modo de lidar com emergências e de realizar os sonhos da família. O hábito de poupar deve ser praticado pelo casal para que, de forma justa, possa lidar com as adversidades e adquirir bens sem sobrecarregar um mais que o outro. Além disso, essa atitude se transforma em exemplo positivo para os filhos que, desde cedo, passam a entender a importância de se precaver para futuro.


O estilo de vida da família deve ser adequado à sua realidade financeira

Não se deve gastar mais do que se tem. É preciso priorizar as contas fixas e variáveis necessárias, como moradia, alimentação, saúde e educação, e planejar e poupar para poder efetuar outros tipos de gastos. Por exemplo, se o orçamento anda apertado com as contas do mês, não há cabimento se endividar para realizar uma viajem incrível nas férias. O bom senso deve prevalecer em todos os aspectos da vida doméstica, incluindo os financeiros.

 

Como visto, planejamento em conjunto é a chave para a estabilidade financeira em casa. E por reconhecer a importância do gerenciamento econômico para a estrutura familiar, o CPT Softwares desenvolveu um programa simples e prático: CPT Finanças na Família, ideal para a organização de quem está começando a implantar as medidas de reeducação financeira em seus lares ou para aqueles que, por causa da correria do dia a dia, não podem se dedicar a essa empreitada o tanto que deveriam, pois fazer cálculos, montar planilhas, gerar gráficos e organizar as receitas realmente tomam certo tempo. Com essa ferramenta, é possível criar os orçamentos, cadastrar os patrimônios da família, registrar suas metas e despesas e gerar relatórios completos para analisar o andamento das finanças, tudo de forma descomplicada e eficiente.

 

Fonte: Meu Bolso Feliz - meubolsofeliz.com.br

 

Por Bruna Falcone Zauza

Softwares Relacionados

Receba Mais Informações

O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade