Como organizar o orçamento familiar

Como organizar o orçamento familiar

Organizar o orçamento familiar é tarefa complexa e minuciosa, pois envolve todos os membros da família e seus gastos mensais. Principalmente nos dias de hoje, com a desvalorização da moeda, o dinheiro perdeu o valor, o que torna ainda mais difícil fazer render nosso salário. Entretanto, a ordem do momento é economizar, ou estaremos fadados ao endividamento. É bom lembrar que as dívidas afetam não apenas as finanças pessoais como também o lado afetivo e a rotina no trabalho.

Para alcançar o equilíbrio nas finanças, são necessários planejamento, disciplina e comprometimento de todos os membros da família. Com isso, os gastos serão estrategicamente calculados, o que possibilita maior controle do dinheiro, além da realização de futuros projetos pessoais. Felizmente, há softwares que facilitam a gestão financeira da família. Com o CPT Finanças na Família, você e sua família podem planejar, de forma prática e dinâmica, o orçamento familiar, além de acompanhar o planejamento realizado.

Além disso, são necessárias algumas atitudes positivas para que a família chegue a um censo comum quando o assunto são os gastos mensais. Mas quais são elas?

Fuja do consumismo e seja disciplinado

Para manter o foco no orçamento familiar, é vital fugir do consumismo. A todo instante, somos bombardeados com dezenas de propagandas e banners com imagens e vídeos tentadores. São smartphones, tênis, eletrodomésticos, roupas e vários produtos em nossa caixa de entrada de e-mails, ou mesmo nas redes sociais. De fato, é preciso força de vontade para não cairmos nessa jogada de marketing. Para evitar essas tentações, é preciso muita disciplina e comprometimento com os objetivos financeiros.

Liste prioridades e corte gastos supérfluos

Sempre que as finanças familiares estiverem em desequilíbrio, liste prioridades e corte gastos supérfluos, como viagens e compras de alto valor. Pense que o objetivo principal é alinhar o orçamento rapidamente. Mais uma vez, entra a disciplina como atitude primordial para que o alinhamento dê certo. Assim que tudo voltar ao normal, com as finanças em dia, você e sua família poderão novamente gastar com passeios e outros mimos.

Determine objetivos para alcançar projetos pessoais

Todos nós temos projetos de vida, mas para conquistá-los alguns sacrifícios devem ser feitos. Portanto, se você e sua família querem viajar para o exterior, por exemplo, estipule a quantia total a ser economizada e o prazo para atingi-la. Mas é essencial criar condições propícias para que os objetivos financeiros sejam alcançados. É importante que todos os membros da família participem do projeto.

Aprenda a economizar e comece a investir

Quem segue o orçamento familiar, em um determinado momento, terá os gastos menores que a receita. Além disso, o planejamento financeiro impede que se façam dívidas, o que proporciona um equilíbrio ainda maior na planilha orçamentária. Assim, é possível pensar em investir em algo e fazer o dinheiro render. Para isso, pesquise o tipo de investimento que melhor se encaixa ao seu perfil. Consulte o gerente de seu banco ou procure assessoria especializada.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Administradores.

Salvar

Softwares Relacionados

Receba Mais Informações

O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade