Descubra como encantar clientes

Descubra como encantar clientes

Encantar clientes não é tarefa fácil, requer dedicação e comprometimento por parte de todos – do dono da empresa aos colaboradores. Independentemente do porte da empresa, o empresário deve seguir alguns critérios determinantes para a fidelização de clientes. Tudo começa quando eles procuram a empresa pela primeira vez - quando entram em contato direto com o atendente, personagem fundamental na construção da imagem da empresa.

Capacitação e atendimento


A capacitação da equipe deve ser uma prática comum a toda empresa que busca encantar seus clientes. A primeira impressão que eles levam da empresa é o atendimento oferecido pela equipe. Ele deve ser dinâmico, cativante, inovador. Os funcionários que entram em contato direto com o público devem receber treinamento de qualidade, para oferecer a todos excelência em atendimento.

Imagem e impressão


Outra recomendação é engajar a equipe, para que todos passem uma boa imagem aos clientes. Funcionários com boa postura, bem vestidos, com terno alinhado (se for o caso) e maquiagem discreta (no caso de vendedoras) são a prova de que os clientes são valorizados pela empresa. Na verdade, o capricho, o zelo e os cuidados com a aparência mostram o carinho que a empresa tem para com os clientes.

Relacionamento e credibilidade


O bom relacionamento com o público traz incontáveis vantagens à empresa. Além de melhorar a comunicação entre empresa e cliente, passa credibilidade. Assim os clientes estarão mais do que fidelizados em relação à empresa, eles serão os seus fãs incondicionais. Uma excelente ferramenta para se conectar com os clientes e criar vínculos de amizade são as redes sociais. Por meio delas, a empresa pode divulgar promoções, além de tirar dúvidas e solucionar conflitos.

Reconhecimento e valorização


Reconhecer a importância dos clientes para a empresa é uma forma de valorizá-los. Toda empresa, cujo foco principal é o cliente, consegue sua rápida fidelização. Atendimento com excelência, produtos de qualidade e ambiente receptivo são a prova concreta de que os clientes são, de fato, importantes. A valorização dos clientes, em simples atitudes, formará uma imagem positiva da empresa.

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Fonte: revistapegn.globo.com

Por Andréa Oliveira.

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