Descubra como fazer um bom orçamento familiar

Descubra como fazer um bom orçamento familiar

A forma como administramos o dinheiro, ao longo da vida, permite-nos atender às nossas necessidades cotidianas, além de realizar nossos sonhos e desejos. Por tais motivos, é primordial saber fazer um bom orçamento familiar. Com o CPT Finanças na Família - Software para Gerenciamento das Finanças da Família, é possível fazer um bom orçamento familiar, acompanhar o planejamento realizado e visualizar os resultados obtidos.

Não é nada fácil organizar as finanças da família, pois o processo envolve mais de um membro. Entretanto, com comprometimento, dedicação e disciplina, as receitas e despesas da família podem ser controladas sem maiores problemas. Além do planejamento, é essencial definir prioridades e seguir o que foi combinado criteriosamente. Com isso, a família pode reservar capital para investir em algo no futuro.

Quando não há controle orçamentário, é como navegar na escuridão, sem destino. Com isso, surge um mar de gastos e dívidas desnecessárias, o que leva a família a uma série de problemas. Para evitar que isso aconteça, é preciso a contribuição contínua de todos.

Prefira o pagamento à vista

Muitas pessoas se enganam em relação à suposta vantagem de se parcelar uma compra. Não caia nessa armadilha – caso contrário, você terá comprometido parte do orçamento em dívidas de longo prazo. Ao se comprometer em 12 meses de parcelas, você terá um longo período no qual podem ocorrer imprevistos, como problemas de saúde ou desemprego. Sendo assim, prefira o pagamento à vista.

Separe o supérfluo do prioritário

Jamais realize gastos sem estudar muito bem o orçamento familiar. Veja o que é prioridade no momento e invista nisso. Gastos supérfluos devem ser descartados. O que apresentar prioridade média ou baixa deve ser adiado e reavaliado posteriormente. Veja que o sacrifício poderá gerar bons frutos e permitir que sua família realize um sonho, como a aquisição de uma casa própria ou uma viagem ao exterior.

Organize minuciosamente os gastos

Ao organizar os gastos minuciosamente, nada passa despercebido. Assim, se houver alguma lacuna, será bem mais fácil a identificar. Com a priorização programada, você evitará que o orçamento familiar entre no vermelho. Pague todas as contas mensais, de forma integral e no prazo correto, para fugir dos altos juros e das multas exorbitantes. Pagar a parcela mínima do cartão de crédito? Nem pensar!

Reserve dinheiro

Não se esqueça de que imprevistos podem surgir. Por esse motivo, sempre reserve dinheiro. Aplique uma quantia na poupança ou mesmo no CDB mensalmente. Além de garantir um bom percentual de rendimento, você poderá utilizar o valor posteriormente em algo valioso, importante ou urgente.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Mobills.

Confira o artigo "Como realizar o orçamento doméstico de forma eficaz" e aprimore ainda mais o seu conhecimento.

Softwares Relacionados

Receba Mais Informações

O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade