Dicas imperdíveis de gestão de materiais do almoxarifado

Dicas imperdíveis de gestão de materiais do almoxarifado

Administrar os materiais do almoxarifado é tarefa complexa e trabalhosa. Entretanto, com capacitação profissional de qualidade e implantação de softwares de gestão, é possível gerir o estoque com eficiência e produtividade. Quando o gerenciamento do estoque não é bem conduzido, os resultados não são nada bons, o que pode colocar os negócios em risco, devido a perdas econômicas. Mas não se preocupe! Algumas dicas imperdíveis ajudarão você a realizar muito bem essa tarefa.

Softwares de gestão


A tecnologia tornou-se grande aliada do empresário, como uma ferramenta imprescindível para gerir os negócios com excelência. Os softwares de gestão são um meio eficaz de administrar as informações do almoxarifado. Um bom exemplo é o CPT Almoxarifado - Software para Gerenciamento de Almoxarifado.

Com ele, é possível controlar entradas de materiais, perdas, consumo interno e estoque mínimo, por meio de descrição, código de barras ou identificação de lote de materiais e patrimônios móveis. Trata-se de um programa indispensável, que controla os dados com precisão e agilidade, gerando resultados cada vez melhores para a empresa.

Inventário preciso


O inventário dos materiais do almoxarifado deve ser preciso. Para isso, é de fundamental importância fazer a contabilização da quantia exata de cada material. Isso pode ficar a cargo de um funcionário ou equipe designados à função de identificar e organizar os itens no almoxarifado.

Realizar aferições diárias dos materiais do estoque é uma prática vantajosa, pois permite ao empresário saber o estado geral do setor, para tomar decisões mais precisas e acertadas, o que otimiza os processos e evita perdas econômicas.

Reposição contínua e periódica


A reposição do estoque deve considerar a demanda da empresa. Para produtos com maior valor agregado, é recomendada a reposição contínua, na qual os pedidos são realizados quando o estoque atinge o ponto de reposição. Assim o nível de estoque fica mais baixo, o que reduz os custos com armazenagem, embora a empresa dependa diretamente do fornecedor.

Já a reposição periódica é recomendada para produtos baratos, que geram lucros menores. Ela é feita com agendamento prévio e rotina de recebimento. A desvantagem é que a empresa pode ficar sem material se a demanda aumentar inesperadamente.

Espaço liberado


Na gestão de materiais do almoxarifado, é muito importante identificar, periodicamente, os itens obsoletos ou que estão parados há alguns meses no estoque. Após identificados, eles podem ser reciclados ou vendidos em promoções ou combos. Além de liberar espaço no estoque, a empresa converterá esses materiais em dinheiro.

É importante lembrar que produtos estagnados no estoque geram perdas financeiras e, por isso, devem ter destino certo e definitivo.

Conheça os Softwares para Gestão Empresarial.

Leia o artigo "4 vantagens da automatização do almoxarifado".

Fonte: asseinfo.com.br

Por Andréa Oliveira.

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