Dicas importantes para manter a organização do almoxarifado

 
Como manter o almoxarifado organizado
 
 

Almoxarifado é um termo derivado de um vocabulário árabe, que significa depositar. Cabe a ele o armazenamento dos materiais das empresas. Entretanto, para que funcione de forma dinâmica e prática, o almoxarifado deve possuir instalações adequadas e recursos de movimentação e distribuição suficientes, para um atendimento rápido e eficiente. Da mesma forma, deve assegurar que o material adequado esteja sempre na quantidade devida e no lugar certo, para evitar perdas ou desvios de materiais.

Confira 5 dicas para manter o almoxarifado sempre organizado e eficiente.

Layout:

O layout de um almoxarifado deve utilizar o espaço da melhor forma possível, aproveitando sua capacidade máxima, contando com todos os recursos disponíveis, como mão de obra e equipamentos. Deve proteger, ao máximo, todos os itens e manter sempre uma boa organização, para satisfazer as necessidades da empresa e dos clientes.


Armazenagem:


Os materiais guardados no almoxarifado devem obedecer a cuidados especiais, definidos no sistema de instalação e no layout adotado, proporcionando condições físicas que preservem a qualidade dos materiais, objetivando a ocupação plena do local e ordenando a arrumação. A localização dos materiais deve estabelecer meios necessários à perfeita identificação destes. Normalmente é utilizada uma simbologia (codificação) alfanumérica, para indicar precisamente o posicionamento de cada material estocado.


Critérios de armazenagem:


A armazenagem pode ocorrer em função de algumas características dos materiais estocados como: fragilidade, combustibilidade, volatilização, oxidação, explosividade, intoxicação, radiação, corrosão, inflamabilidade, volume, peso e forma.


Distribuição:


Os materiais devem ser distribuídos aos interessados mediante programação de pleno conhecimento entre as partes envolvidas.


Regularização:


Deve ser feita pelo controle do processo de recebimento, pela confirmação da conferência qualitativa e quantitativa, por meio do laudo de inspeção técnica e pela confrontação das quantidades conferidas versus faturadas.

 

 

Por Lidiany Duarte.
Fonte: engenhariaprojetoseconstrucao

Receba Mais Informações

O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade