Dicas infalíveis para organizar melhor os negócios em 2017

Dicas infalíveis para organizar melhor os negócios em 2017

Segundo dados do Sebrae, o Brasil já alcança mais de 9 milhões de micro e pequenas empresas, abrangendo 27% do PIB do país. De 2008 e a setembro de 2016, totalizamos mais de 6 milhões de microempreendedores individuais (MEIs). Entretanto, muitos destes empresários têm encerrado seus negócios em pouco tempo, por falta de planejamento, falhas na gestão e pouca reserva de capital. De cada 10 empresas, seis fecham suas portas após cinco anos de sua abertura.

Felizmente, é possível evitar o fechamento da empresa com algumas dicas infalíveis para organizar melhor os negócios e começar 2017 com chave de ouro. Vejamos as recomendações do presidente da ABSCM - Associação Brasileira das Sociedades de Microcrédito, Ricardo Assaf:

Todo aquele que deseja abrir um negócio deve minimizar os riscos para que o empreendimento se fortaleça e prospere no mercado. Para isso, deve haver um montante específico para manter o fluxo de caixa mensalmente e não ficar no vermelho. É importante lembrar que o início dos negócios sempre é o mais crítico. Por isso, no primeiro ano de abertura da empresa, é fundamental contar com um bom saldo no banco até que os negócios ganhem força.

Outro fator vital para o sucesso da empresa é seguir as mudanças do mercado – tanto as novas tendências como as mais tradicionais. Principalmente porque estamos vivendo um momento longo de crise econômica, que faz com que muitos produtos e serviços sejam substituídos por outros mais acessíveis ao bolso dos consumidores.

Em relação ao planejamento, é importante responder a uma série de perguntas para garantir um bom plano de negócios. Portanto, faça as seguintes perguntas:

Como posso aumentar meu faturamento?
Como posso reduzir meus custos?
Como posso minimizar meus riscos?
Que público-alvo desejo atingir?
Há mercado para o produto/serviço que quero oferecer?
Como está a concorrência na região?
Como posso me reinventar no mercado?
Como estreitar meu relacionamento com o consumidor?
Como garantir um produto/serviço de qualidade?
Como formar uma equipe que atenda bem os meus clientes?

De acordo com o teórico organizacional japonês Kenichi Ohmae, professor dos programas de MBA em Stanford e UCLA, é preciso focar 3 grupos essenciais (3Cs):

O método foca em três grandes grupos: clientes, concorrência e corporação. Primeiramente deve-se focar no público-alvo pretendido e avaliar suas principais necessidades. Em seguida, deve-se focar nos competidores existentes no mercado e ver as vantagens competitivas de sua empresa em relação à concorrência. Por fim, deve-se focar na corporação e verificar quais as principais competências da empresa para formar valor e se tornar um diferencial no mercado.

Comece 2017 a pleno vapor com os softwares de Gestão Empresarial.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Administradores.

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