Dicas para desenvolver um bom plano de marketing

Dicas para desenvolver um bom plano de marketing

Um bom plano de marketing não apenas melhora o controle das receitas e das despesas como também potencializa as vendas. Segundo Timothy Altaffer, professor de marketing do Insper, é muito importante registrar as ações com bons resultados. O mesmo vale para as que não alcançaram êxito. O ideal é que as estratégias sejam elaboradas por profissional com experiência na área para maior assertividade e eficiência do plano.

Outra dica é usar softwares de gerenciamento, como o CPT Plano de Negócios. Por meio dele, o empresário consegue realizar uma análise completa do plano de marketing: estudo de clientes, concorrentes, fornecedores, produtos/serviços, estratégias de comunicação, estrutura de comercialização, capacidade de produção, avaliação de estratégia Matriz S.W.O.T e layout do negócio.

Veja outras dicas e otimize os resultados do seu empreendimento:


Trace os objetivos


Definir os objetivos do plano de marketing é uma das primeiras ações a serem feitas. De nada adianta estimar o número de vendas se o empreendedor não faz ideia de onde vem o faturamento. É preciso verificar os principais aspectos das vendas, se os clientes são recorrentes ou se é necessário captar novos clientes. Dessa forma, será possível arquitetar estratégias mais eficazes, desde a divulgação nas redes sociais até os disparos no e-mail marketing.


Registre ações e resultados


Na elaboração do plano, registre os recursos utilizados na divulgação, as ações realizadas pela equipe responsável e os resultados obtidos. De outro modo, será mais difícil identificar quais estratégias surtiram bons efeitos e quais não tiveram a mesma sorte. É importante ressaltar que essa prática deve ser uma rotina na empresa. “O plano de marketing deve ser continuamente refeito e atualizado com informações sobre o número de vendas e faturamento”, afirma Altaffer.


Identifique o público-alvo


Sem um estudo criterioso sobre o público-alvo, será mais laborioso planejar as ações de marketing. Portanto, faça a seguinte pergunta: “Quem compra a sua marca? Gestantes, crianças, pessoas de meia idade, homens, mulheres?” Não se esqueça de considerar as demandas, o potencial do produto/serviço e os hábitos de consumo do público-alvo. “Entenda como, quando e por que os consumidores usam o seu produto/serviço”, completa o professor de marketing do Insper.


Monitore a concorrência


Se outras empresas do setor oferecem aos clientes as mesmas vantagens oferecidas por sua empresa, é preciso mudar suas ações. Portanto, monitore a concorrência continuamente para avaliar os players de mercado mais comuns. Dessa forma, sua equipe de marketing poderá traçar estratégias mais precisas, com maior segurança e know-how. Sem estudar os concorrentes, como sua empresa poderá ser um diferencial no mercado?


Por Andréa Oliveira.

Fonte: exame.abril.com.br

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