Gestão financeira? Administre de forma fácil!

Gestão financeira

Cuidar da parte financeira de qualquer empresa é sempre um grande desafio. Essa área da empresa é a mais importante, pois é nela que os dados financeiros são levantados e analisados. Por conta disso, requer muita atenção e disciplina, pois qualquer erro, ainda que seja mínimo, pode se transformar em uma bola de neve e causar um estrago enorme.

Em algumas empresas, algumas informações importantes são deixadas de lado, o que acaba prejudicando a vitalidade da empresa. Além de atenção e disciplina, a administração dessa área também requer eficácia.

Confira a seguir algumas informações importantes para a administração financeira de empresas:

Ações financeiras

Todas as ações financeiras da sua empresa precisam ser registradas. Esse é um erro muito comum de empreendedores, que não têm um controle muito rígido das finanças, deixando de anotar, por exemplo, todas as entradas e saídas de dinheiro. A partir do registro de todas essas informações, será possível detalhar todos os gastos e, se necessário, definir onde é possível cortar custos.

Também é importante para que, em uma observação geral, seja possível “prever” e programar o pagamento de todas as contas, com antecedência. Isso é fundamental para que o controle do caixa seja feito de forma eficiente, evitando imprevistos e prejuízos.

Planejamento estratégico

Você conhece o plano de negócios? Ele é essencial para que se possa ter uma estrutura das ações de sua empresa. Nele, devem estar registradas todas as informações possíveis, como estudo da situação de mercado, concorrentes, produtos, fornecedores e etc.

Defina objetivos e procure atingi-los a curto e longo prazo, utilizando estratégias para tal.

Fluxo de caixa

O fluxo de caixa é como o coração da parte financeira de qualquer empreendimento, pois é ele que registra todos o dinheiro que sai e entra do seu negócio. Para uma gestão mais eficiente, recomenda-se controle diário ou, no máximo, semanalmente. Ainda, também é recomendado fazer relatórios de movimentação de caixa, atrelados às análises dos extratos de movimento bancário.

Uma das melhores formas de realizar o fluxo de caixa é a utilização de softwares de gestão. Esse programa registra todas as informações de forma simplificada, eficiente e segura. Ainda permite uma visualização de todos os dados, podendo ser acompanhados frequentemente pelo gestor, facilitando a localização de pontos financeiros “fortes” e “fracos”.

Acompanhe os custos

Ainda que pareça surpreendente, muitos empreendedores não têm controle de suas despesas ao longo do mês. Por isso, recomenda-se conhecer, anotar e organizar todos os seus custos, agrupando-os por categorias como a de “custos fixos” e “custos variáveis”, ou outras que sejam interessantes para seu negócio.

A partir desses dados, será possível saber exatamente quanto sua empresa gasta por mês, verificando possíveis prejuízos ou gastos que sejam desnecessários.

 


Conheça nossos Softwares para Gestão Empresarial: CPT Controle Econômico e Financeiro – Software para Controlar o Resultado Econômico e Financeiro de um Negócio.

Fonte: Myrp – myrp.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2019. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-093
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade