Importância do treinamento para empresa e funcionário

Importância do treinamento para empresa e funcionário

O treinamento profissional traz inúmeras vantagens à empresa, pois aumenta o engajamento dos funcionários, além de melhorar a comunicação destes com a empresa. Na verdade, é um meio eficaz de motivação, que gera resultados surpreendentes, como aumento da produtividade e qualidade dos produtos/serviços. Enfim, trata-se de um meio estratégico de ajustar as expectativas da empresa ao trabalho dos colaboradores.

O treinamento aumenta a vantagem competitiva da empresa

Além disso, com a boa performance da equipe, a empresa aumenta sua vantagem competitiva no mercado. Isso é imprescindível para o sucesso dos negócios em um mercado tão competitivo. Afinal, funcionários bem treinados são um grande diferencial em relação a empresas que não dão treinamento de qualidade à sua equipe. Sem falar que é a oportunidade que o funcionário tem de alcançar melhores posições na empresa.

O funcionário treinado tem plena noção dos objetivos da empresa

O engajamento da equipe, potencializado com o treinamento, possibilita que o funcionário tenha plena noção dos objetivos da empresa e o que ela espera dele. Um trabalho realizado com comprometimento, dedicação, determinação, motivação e conhecimento gera impactos positivos nos resultados da empresa. Sendo assim, o empresário que busca o melhor para os negócios deve garantir o contínuo treinamento de seus colaboradores.

As empresas devem investir mais em treinamento profissional

Em nosso país, algumas empresas têm investido em treinamento. Entretanto, a prática ainda não atingiu um número significativo para aumentar os níveis de engajamento dos profissionais. Segundo a pesquisa “Tendências Globais de Engajamento dos Funcionários”, em 2015, o engajamento dos funcionários nas corporações passou de 66% para 62% em 2016 (queda de 4%). Isso prova que os programas de treinamento não são prioridade para as empresas.

Quais os recursos que tornam o treinamento engajador?

1. Técnicas de jogos

As técnicas de jogos (ou gamificação), empregadas em ambientes profissionais, potencializam o engajamento dos funcionários durante o treinamento online. A distribuição de badges virtuais ao colaborador que completa um módulo de treinamento o estimula a alcançar novas metas e enfrentar novos desafios.

2. Grupos de discussão

Quando implantados na empresa, os grupos de discussão ajudam na captação de novos talentos. Isso porque estimula os funcionários a compartilhar conhecimentos e aprender com os demais colegas, o que aumenta o comprometimento de todos.

3. Redes sociais

O uso das redes sociais pelos funcionários melhora a comunicação interna na empresa, além de otimizar o trabalho em equipe. Ambos extremamente positivos para os negócios, pois aumentam o envolvimento de todos no trabalho.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Administradores.

Confira o artigo "5 dicas para reuniões de análise de desempenho eficazes" e aprimore ainda mais o seu conhecimento.

Conheça o CPT Plano de Negócios - Software para Elaboração de Plano de Negócios, desenvolvido para ajudar na avaliação dos riscos da implementação de um negócio de sucesso.

Softwares Relacionados

Receba Mais Informações

O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade