Inadimplência no pequeno empreendimento - Como evitar esse problema

Estratégias para evitar a inadimplência incluem o cadastro completo dos clientes.

Desemprego, falta de controle nos gastos, compras para terceiros, atraso de salário e má-fé. Esses são os principais motivos que levam o cliente a quebrar o compromisso de pagar seus débitos. Nas pequenas empresas, esse problema impede que o pequeno empreendedor pague suas contas em dia ou reponha seu estoque. Mesmo que as dívidas representem valores pequenos, com o tempo, a falta do recurso pode prejudicar o pequeno empreendedor.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, no Brasil o crescimento acelerado do endividamento dos consumidores ao longo dos últimos trimestres e as elevações da taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) contribuirão para a elevação dos níveis de inadimplência dos consumidores neste ano.

Como resolver esse problema nas pequenas empresas?
 
Conhecer a clientela é a melhor forma de diminuir a inadimplência, segundo Guilherme Tiezzi, professor do Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa, em São Paulo) e sócio da Value Builders (organização sem fins lucrativos, com foco no Desenvolvimento de Negócios). Ao conhecer bem o cliente, o pequeno empreendedor conseguirá traçar estratégias que evitarão que o consumidor atrase o pagamento ou simplesmente deixe de pagar pelo produto ou serviço.

O cadastro completo - nome, endereço, RG e CPF (com a apresentação de documentos originais) antes da primeira compra -, é uma ação preventiva essencial. Tais dados permitem ao pequeno empreendedor averiguar a situação do cliente no mercado, através da consulta ao Serasa, SPC, entre outros, principalmente nos pagamentos realizados com cheques. Da mesma forma, é importante que o estabelecimento não aceite cheques de terceiros.

O endereço, que deve ser atualizado anualmente, permitirá o envio de cartas de cobrança que, redigidas de forma educada, são documentos úteis para avisar o cliente sobre o débito. Em alguns estabelecimentos, pode ser interessante exigir um comprovante de residência ou o telefone de contato de algum conhecido.

Trabalhar com cartões de crédito e de débito são uma outra boa opção. As taxas cobradas pelas administradoras são compensadas pela garantia de recebimento dos valores à vista. Na atualidade, observa-se a crescente popularização do cartão de débito, que evita que o consumidor carregue consigo valores muito altos de dinheiro e ainda permite compras repentinas, beneficiando pequenos empreendimentos como salões de beleza, papelarias e copiadoras.

O CPT Softwares desenvolve softwares que possibilitam o armazenamento dessas informações, ajudando o pequeno empreendedor a evitar o problema da inadimplência.

Thayana Abreu - Editora e Revisora CPT Softwares

 

 

 

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