Internet das Coisas (IoT) e segurança

Internet das Coisas

Embora seja uma tecnologia pouco empregada no Brasil, a IoT – Internet das Coisas, aos poucos, tem conquistado espaço no mercado. Trata-se da conexão de objetos na rede, para controle a distância por meio de smartphones, tablets ou notebooks. Até mesmo o manejo de pequenas hortas pode ser controlado sem que a pessoa esteja em casa. Basta um app para que a adubação e irrigação da horta seja realizada, com praticidade e comodidade.

Outro bom exemplo são as smart TVs. Elas apresentam WiFi, que permite sua conexão com a internet. Com isso, o usuário tem acesso a filmes e músicas online, com facilidade e rapidez. Há também geladeiras programadas para alteração na potência, fogões com ativação remota, tênis para trilhas com conexão GPS. Enfim, a todo momento surgem novos produtos com inteligência, que surpreendem por suas inúmeras funcionalidades.

Entretanto, o uso desse tipo de tecnologia pode ser um risco à segurança de dados do usuário. Segundo Christiane Santos, professora de engenharia elétrica e computação do IFG - Instituto Federal de Goiás, quando se coloca inteligência em um aparelho, como geladeira, não se sabe se o fabricante planejou a segurança das informações, que serão adicionadas pelo consumidor posteriormente.

De fato, a automação residencial traz muitas soluções importantes ao consumidor, pois torna os objetos da casa inteligentes. Mas é preciso conhecimento das configurações dos equipamentos para evitar invasão de privacidade. É importante ressaltar que as empresas buscam o maior número de informações sobre quem utiliza seus aparelhos, para identificar padrões e hábitos dos consumidores. Portanto, todo cuidado é pouco.

Recentemente, na Alemanha, uma boneca desenvolvida para monitorar crianças colocou as pessoas em alerta. Embora permitisse aos pais o acompanhamento das crianças em tempo real, também as deixava vulneráveis. Isso porque a configuração de fábrica do produto armazenava todas as informações da interação das crianças com o brinquedo, o que poderia submetê-las à espionagem.

Por tais motivos, é imprescindível conhecer a configuração dos objetos que utilizam a IoT, para garantir a segurança dos dados dos dispositivos online. A maioria dos consumidores nem mesmo olha o manual de instruções do aparelho para checar as suas configurações. Elas deixam o equipamento conforme veio da fábrica. Isso acontece muito com alguns roteadores, que já vêm com senha padrão. É preciso alterá-la para maior segurança do usuário e muitos não fazem isso.  

Existem tutoriais, que auxiliam os usuários na utilização dessas ferramentas tecnológicas. É essencial que o usuário conheça as principais vulnerabilidades virtuais dos equipamentos para se proteger contra os hackers.

Fonte: Administradores.

Confira os Softwares para Gestão Empresarial.

 

Por Andréa Oliveira.

Salvar

Softwares Relacionados

Receba Mais Informações

O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade