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Liderança servidora para uma equipe eficaz

 

 

Chefes que possuem características de líderes servidores criam um clima agradável de trabalho para seus liderados e contribuem, dessa maneira, para o sucesso da empresa.

Os verdadeiros líderes e gestores sabem que o sucesso das empresas dependem das pessoas que trabalham nelas. O capital humano é a razão de ser da organização, dizem alguns. Daí, vem a responsabilidade dos líderes em guiar seus colaboradores de uma maneira eficaz, ou seja, com ênfase nos objetivos satisfatórios, para que eles se sintam motivados e cumpram bem suas tarefas, contribuindo, assim, para resultados positivos dentro das empresas. Para isso, é fundamental o conceito de “liderança servidora”.

A equipe de vendas, de finanças, de entrega de mercadorias, de limpeza, e tantas outras equipes de uma empresa são compostas por seres humanos que necessitam de um ambiente saudável para trabalhar em prol dos resultados esperados por seus chefes. Estes, lideram todas essas equipes, que na verdade fazem parte de uma única equipe, composta por todos os trabalhadores da empresa. Por causa dessa unidade, os chefes precisam ser, cada vez mais, líderes servidores.

Alguns características comuns na liderança servidora, entre tantas, podem ser facilmente identificadas. Segundo o economista, consultor de empresas, pesquisador e palestrante Carlos Hilsdorf, um verdadeiro líder inspira as pessoas com suas atitudes e trata com muita habilidade os ativos intangíveis da organização, tais como: satisfação, reconhecimento, autoestima, motivação, inspiração, clima e atmosfera organizacional.

O líder servidor traça a meta e cativa sua equipe para empreender a jornada. A atividade de um líder e de um gestor não está, nem nunca esteve, restrita às ações de medir, controlar e supervisionar, mas sim de coordenar, direcionar e auxiliar, segundo Carlos. O líder servidor não pode estar em condição de superioridade, mas sim de entrega à causa coletiva, para levar sua mensagem em benefício do grupo em condições de humildade, igualdade e colaboração. Ele deve conduzir as pessoas e incentivá-las à cooperação mútua.

Quando o líder servidor é positivo e reage de maneira equilibrada diante dos maiores obstáculos, ele impressiona os aliados com sua capacidade de superação. Ele deve ser sensato, acatar as críticas, considerar o diálogo em vez do autoritarismo, ser prudente, objetivo e utilizar o tempo ao seu favor. Ele tem iniciativa para formular estratégias. Humanitário, toma decisões considerando o bem do outro, admitindo suas responsabilidades e reconhecendo seus erros.

A liderança servidora focaliza o sucesso coletivo, por isso é um conceito atual, inovador e tão necessário para lidar com os colaboradores das empresas. Sergio Buaiz, publicitário e escritor, afirma que muitas autoridades formais e antiquadas estão perdendo sua credibilidade, enquanto uma nova geração de líderes servidores começa a assumir o comando das empresas, criando um ambiente competitivo no mercado a começar pelo incentivo e a satisfação de seus liderados. Uma atitude que proporciona bem-estar no ambiente de trabalho nas micro, pequenas, médias e grandes empresas, gerando resultados positivos que contribuem para o sucesso da organização.

 

Thayana Abreu - Editora e Revisora CPT Softwares

 

 

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