O contexto econômico para as pequenas empresas no período pós-crise

 

 

 

A previsão para este ano é que o consumo no Brasil cresça e beneficie os pequenos empreendimentos.

 

Retração da atividade econômica, risco de quebra do sistema bancário, falência de empresas e desemprego. Esses são alguns resultados da crise internacional que afetou os Estados Unidos e a Europa em 2008 e 2009, e de certa forma, toda a economia mundial.

 

Felizmente, no Brasil, o quadro foi diferente. A crise afetou pouco a economia brasileira. O PIB de 2009 apresentou queda de apenas 0,2%, comparado ao ano de 2008, um número simbólico em relação às quedas internacionais nos diversos setores da economia. A manutenção do desempenho econômico deveu-se às ações imediatas do governo brasileiro.

 

No contexto das micro e pequenas empresas brasileiras (MPE's), a crise não afetou significamente seu desempenho e representou uma pequena diminuição no faturamento no final de 2009, que foi recuperado logo em seguida. Neste ano, as MPE's já registraram um aumento de 10% no faturamento em relação ao ano passado. Um número relevante e positivo, frente ao contexto recente de crise internacional, o que favorece a existência e a abertura de novas pequenas empresas no país.

 

A previsão para este ano é que o consumo no Brasil cresça e beneficie os pequenos empreendimentos, voltados para o mercado interno, como as lojas de roupas, calçados, papelarias e salões de beleza. O setor de comércio e serviços voltados para as faixas de renda mais baixas serão os mais beneficiados, segundo o economista Marco Aurélio Bedê, coordenador do Observatório das Micro e Pequenas Empresas do Sebrae-SP. Ele recomenda um planejamento cuidadoso antes e após a abertura do negócio, visto que o crescimento do mercado interno incentivará a concorrência.

 

Logo, planejar de maneira eficaz os objetivos da empresa, investir em treinamento para os funcionários, utilizar ferramentas para controle de dados, como softwares gerenciais, e estar atento às exigências dos consunidores garantirão a sobrevivência do pequeno empreendimento e o alcance do sucesso desejados pelo pequeno empreendedor.

 

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Thayana Abreu - Editora e revisora do CPT Softwares

 

 

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