Os aplicativos da nuvem

Aplicativo da nuvem

Cada vez mais as empresas têm apostado no desenvolvimento de aplicativos que são nativos da nuvem, em outras palavras, aplicativos que foram projetados para a computação em nuvem. Os índices apontam possibilidade de que esse número mais que dobre até 2020, haja vista que a infraestrutura local sofre com o desgaste.

Muitas empresas têm considerado a nuvem por conta do aumento da receita e da redução de despesas operacionais. Mas, ainda que a nuvem agregue valor pela agilidade e disponibilidade, é preciso avaliar se essa migração para a nuvem é realmente ideal para o negócio.

As plataformas nativas da nuvem são desenvolvidas baseadas em recursos escalonáveis, em uma estrutura distribuída de hiperescala para conseguir manter o ambiente de vários locatários.

Quais são os pontos positivos da nuvem?

Um dos principais benefícios dos aplicativos da nuvem é que eles causam um impacto extremamente positivo na empresa, por conta da sua agilidade, disponibilidade e escalabilidade. Aplicativos locais costumam ser monolíticos, o que implica em uma série de impactos negativos para ciclos de versão e atualização lentos, por exemplo, e tempo de inatividade para manutenção, atualização ou resolução de problemas.

Quando um aplicativo passa a ser “da nuvem”, as atualizações e versões podem ser executadas sem desativar o aplicativo em execução. Isso significa que o aplicativo não para de gerar receita enquanto passa por esses processos.

Ainda, as lógicas nativas da nuvem permitem um aplicativo mais prático, com facilidade em realizar testes de controle de qualidade, identificação de falhas e solução de problemas pendentes, diferente do aplicativo empresarial tradicional.

Quais são os pontos negativos da nuvem?

Antes de embarcar na onda da nuvem, é preciso realizar uma avaliação na sua empresa. Ela terá a capacidade de usar esses aplicativos? É preciso avaliar se ela conseguirá criar aplicativos da nuvem e aproveitar todos os benefícios que eles oferecem.

Aplicativos da nuvem também apresentam controle reduzido sobre as personalizações. Os recursos de monitoramento e solução de problemas que os fornecedores oferecem também podem não ser suficientes para que você possa encontrar o ponto único da verdade necessário para resolver problemas que ele possa apresentar.

Para esses aplicativos, você pode adotar o princípio KISS (Keep It Stupid Simple, que significa “simplifique ao extremo”). Os provedores oferecem serviços que estão em constante evolução, o que significa que algo que ele ofereceu ano passado pode não ser oferecido esse ano. Se você integra e fornece seu aplicativo aos usuários, é preciso mantê-lo simples, evitando camadas complexas.





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Fonte: Administradores – administradores.com.br

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