Plano de negócio é um aliado do pequeno empreendedor

Pequenos empreendedores que trabalham por conta própria precisam planejar bem o negócio antes de abrí-lo. Felizmente, o plano de negócio é um forte aliado nesse processo.

Montar um negócio pode ser um sonho para muitos brasileiros, porém é preciso engajamento, planejamento, motivação e muito trabalho, afinal, a tarefa não é nada fácil. De acordo com pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV), algumas dicas são fundamentais para montar o próprio negócio, detalhes que fazem a diferença, para quem deseja ser um empreendedor de sucesso.

Para que o negócio seja promissor, é preciso que o empresário faça um plano de negócio detalhado, com todas as pesquisas referentes ao ramo do negócio que se deseja abrir. O planejamento é fundamental para que o pequeno empresário saiba projetar sua empresa no mercado. É necessário avaliar a concorrência, estudar o mercado de atuação, ou seja, verificar a demanda de clientes e fornecedores, fazer uma ampla pesquisa das novidades em produtos na internet, além de investir em cursos, feiras e seminários.  

A abertura de uma empresa demanda esforço, tempo e dinheiro, por isso, o pequeno empreendedor busca um retorno imediato e satisfatório nesse investimento inicial. Entretanto, o sucesso ou o fracasso da empresa vai depender das ações que serão realizadas no início de sua fundação. Ao montar o plano de negócio, por exemplo, é preciso verificar se a empresa está de acordo com a leis que regem a localidade onde a empresa será fundada, por exemplo, como obter o alvará de funcionamento da prefeitura municipal, alvará da vigilância sanitária, entre outros.

Buscar informações sobre como gerenciar o negócio serve como um poderoso aliado. Essa é uma das estratégias que o pequeno empresário bem infomado poderá utilizar para enfrentar qualquer adversidade futura. O conhecimento pode fluir de diversas maneiras. Uma boa estratégia é montar um banco de dados detalhando os processos e soluções. Sempre que uma dúvida surgir, os colaboradores poderão recorrer ao banco, economizando tempo e recursos.

Apesar de algumas pessoas acharem que, ao abrir um negócio próprio, elas terão tranquilidade e conforto, é sempre bom salientar que o empresário não terá um chefe, ou seja, terá que tomar todas as decisões em relacão aos clientes, fornecedores e funcionários. A responsabilidade  oé ainda maior, já que o desempenho da empresa dependerá da boa administração do gestor.

O CPT Planejamento é um software simples que ajuda o pequeno empreendedor a planejar as despesas e as receitas para os próximos doze meses do negócio.

Lucilene Fernandes - Jornalista do CPT Softwares

 

Receba Mais Informações

O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade