Redução do desperdício para aumento dos lucros

Aumento dos lucros

De acordo com informações da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Brasil está entre os países que mais desperdiçam alimentos no mundo, sendo cerda de 40000 toneladas descartadas diariamente. Tanto desperdício gera prejuízos enormes tanto para os varejistas, que perdem dinheiro ao retirar das prateleiras alimentos estragados, com validade vencida e embalagens danificadas, quanto para o meio ambiente, que recebe todos os impactos da produção dos produtos e do descarte dos mesmos.

Quando procuramos por mais informações, nos deparamos com dados assustadores sobre o desperdício de alimentos no nosso país, mas existem algumas medidas para amenizar essa situação e os efeitos decorrentes dela. Confira a seguir dicas para começar a fazer isso agora mesmo.

  1. Cuidados na recepção dos alimentos

De todas as etapas de transporte e manipulação dos produtos, essa é a que sofre mais perdas devido a falhas na conferência, conciliação das quantidades e quebras. Dessa forma, fazer o balanço da mercadoria recebida em relação à mercadoria comprada é um modo de analisar o porquê das perdas e tentar elaborar estratégias para a diminuição dessas ocorrências. É essencial garantir que a manipulação e transporte de produtos sejam efetuadas por funcionários treinados para essa tarefa.

  1. Estoque organizado

Estoques desorganizados propiciam a perda de mercadorias por falta de controle das datas de validade e por não permitir uma exatidão do quanto se deve adquirir de certos produtos, fazendo com que muitos itens sejam comprados em excesso ou sem necessidade.

  1. Utilize um software integrado

Outro recurso para combater o desperdício é a utilização de um software para o gerenciamento do negócio, o qual o mais seguro e completo é o CPT Almoxarifado - Software para Gerenciamento de Almoxarifado. Com ele, é possível gerar relatórios de entradas e saídas de mercadorias, registrar de data, previsão de entrega, quem recebeu e quem entregou materiais por setor e situação, gerenciar de compromissos por meio de agenda profissional multiusuário  e criação de avisos que alertam, antes do vencimento, sobre empréstimos, validade de lotes e manutenções e muito mais.

Fonte: Revista Exame - exame.abril.com.br

Por Bruna Falcone Zauza

Softwares Relacionados

Receba Mais Informações

O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade