O estudo das cores no marketing da pequena empresa

 

 

O estudo das cores é essencial no estabelecimento das estratégias de marketing da pequena empresa.

As cores influenciam as pessoas. No comércio, ao escolher em qual estabelecimento adquirir um produto ou serviço, essa influência atua diretamente na mente dos consumidores, gerando neles lembranças positivas ou negativas de experiências de compra anteriores.

As sensações e emoções despertadas nos seres humanos dependem de fatores culturais, ambientais e psicológicos. O estudo das cores é uma poderosa ferramenta no mundo empresarial. No marketing publicitário, as cores usadas são estratégias que podem definir a imagem que o cliente terá da empresa.

Uma boa escolha das cores ajuda o pequeno empreendedor a construir o sucesso do negócio. É importante associar as cores que representam as características sensoriais e emotivas que causem reações positivas nos consumidores, estimulando sua fidelização à marca.

Nas logomarcas, o uso das tonalidades deve ser coerente com o tipo do negócio. Por exemplo, o vermelho e o amarelo são cores que estimulam e aumentam a atenção. Por isso, são indicadas para anúncios que sugerem calor e energia como academias e escolas de dança. Ainda, estimula a fome, portanto também pode ser usada para logos de restaurantes, lanchonetes e outras redes alimentícias.

Ainda, ao planejar o ambiente interno da loja, deve-se escolher cuidadosamente o esquema das cores para o chão e as paredes, bem como as cores dos móveis, tapetes, prateleiras, balcões e objetos diversos da loja.

Dessa forma, o cliente se sentirá confortável no ambiente da loja. Para que o cliente se identifique com o negócio, o esquema de cores deve atender aos objetivos da empresa, ou seja, deve ser escolhido com o propósito de despertar em seus clientes sensações agradáveis em relação à sua permanência no estabelecimento.

Escolha cores coerentes com o ramo do seu negócio. Abaixo, encontra-se uma lista de cores elaborada pela Xerox (empresa especializada em impressoras, copiadoras e suprimentos para impressão), obtida no site www.office.xerox.com. Entenda o significado das cores e utilize-as corretamente.

- Ouro, prata, cobre, metálicos, preto, chocolate, cinza, azul marinho: Mercado em crescimento. Alto estilo. Caro. Valoroso. Qualidade. Arrojado. Estabilidade. Elegância.

- Preto, cinza, roxo, bordô, couro velho marrom, verde escuro: Moderação. Modernidade. Sofisticação.

- Azul claro, amarelo, cores pálidas, cores de carne, branco: Suavidade. Harmonia. Sentimental. Cuidado. Amor. Cores que aparentam refrescância. Otimismo. Pureza. Simplicidade.

- Amarelo escuro,  azul e verde brilhantes, de todos os tipos: Sensação de água fria e aroma da lima e limão. Refrescância. Natureza. Repouso.

- Marrons, laranjas, verdes, vermelhos, cores da terra: Riqueza. Segurança. Confiabilidade. Energia. Criatividade. Paixão.

Nos softwares do CPT Softwares, o usuário encontra vinte fundos de tela com design em cores atraentes e agradáveis, que podem ser escolhidas como fundo da área de trabalho do software. Adquira, para o seu pequeno negócio, nossos softwares gerenciais! Confira! www.cptsoftwares.com.br

 

Thayana Abreu - Editora e Revisora CPT Softwares

 

Receba Mais Informações

O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade