Carros poderão gerar energia elétrica

Pesquisadores estão criando um sistema que poderia usar o calor da exaustão do motor para gerar eletricidade.

Os automóveis são os grandes vilões para os ambientalistas, devido à emissão de CO2 na atmosfera. Porém, a partir de um projeto da General Motors e a Universidade Purdue, os carros poderão fazer exatamente o contrário. Os pesquisadores estão criando um sistema que poderia usar o calor da exaustão do motor para gerar eletricidade.

Há três anos, os pequisadores trabalham em um projeto que conta com um patrocínio equivalente a 1,4 milhões de dólares do Departamento de Energia e da National Science Foundation. O objetivo é reduzir em 5% o consumo de combustível. A partir desse projeto, os especialistas da Purdue pretendem criar sistemas capazes de trabalhar a temperaturas ainda mais altas que reduziriam em até 10% o consumo do combustível.

O protótipo que está sendo desenvolvido possui geradores termoelétricos (TEG) capazes de carregar baterias e abastecer o sistema de um carro elétrico. A ideia é instalar os geradores no sistema de exaustão, atrás do catalisador. Os pesquisadores explicam que esse protótipo irá usar gás a 700ºC e será capaz de reduzir o trabalho do motor e ao mesmo tempo aumentar sua eficiência. A novidade será testada pelos pesquisadores a partir de janeiro de 2011.

 

 

Receba Mais Informações

O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade