Começar um empreendimento sem planejamento pode levar a empresa a falência

Antes de começar um negócio é fundamental fazer o planejamento e o plano de negócios.

Antes de começar um negócio é fundamental fazer o planejamento e o plano de negócios.

 

O Especialista de mercado de trabalho Max Gehringer, comanda uma série de reportagens no fantástico que ensina um caminho seguro para quem deseja ter seu próprio negócio. Na série “Você é o Dono”, Gehringer acompanha o dia a dia de um salão de beleza, uma empresa de almoço e de uma firma de limpeza.

 

A empresa de faxina rápida é formada por três irmãs. Já o salão de beleza é comandado há quase 30 anos pelos irmãos Alemão, Néia e Tiago que vive na Vila Mariana, Zona Sul de São Paulo. A empresa de almoço é um empreendimento de um casal que resolveram montar uma empresa há 2 anos na Vila Andrade, Zona Sul de São Paulo, onde existe uma grande concentração de empresas que consomem quentinhas e marmitéx.

 

Max Gehringer ensina que a vontade de empreender é importante, mas, sem um planejamento adequado a empresa dificilmente irá decolar. É justamente nesse quesito que as três empresas estão falhando. Segundo Gehringer, todos eles tem força de vontade, uma boa ideia, determinação, mas a falta planejamento. Sem planejamento o sonho de ter o próprio negócio pode se transformar em pesadelo.

 

Por exemplo, a empresa de almoço não tem um cardápio fixo, o que dificulta na execução das tarefas. Já o salão de beleza falta controle sobre o que entra e o que sai da empresa. Ou seja, as despesas e receitas estão fora de controle e não tem uma pessoa responsável para gerenciar o salão. Já as irmãs que montaram a empresa de faxina rápida, precisam focar e melhorar os serviços prestados, além disso, elas precisam organizar a agenda para conseguir atender mais de um cliente por dia. Caso contrário será preciso repensar os custos.

 

Antes de começar um negócio é fundamental fazer o planejamento e o plano de negócios. O planejamento é um processo racional de administrar as rendas, os investimentos, as despesas, o patrimônio e as dúvidas, objetivando tornar realidade os sonhos, desejos e objetivos da empresa, tais como: realização de reformas, melhoria do produto ou serviço, aquisição de equipamentos, contratação de pessoal, reduzir impostos, etc.

 

De acordo com Bruno Caetano, diretor-superintendente do Sebrae-SP, atualmente existe seis milhões de micro e pequenas empresas formais no país. Ele acredita que em quatro anos esse número deve chegar a nove milhões.

 

Para ele, o problema é que, a maioria dos pequenos empreendedores querem montar um novo negócio sem o mínimo planejamento. Somente no estado de São Paulo, seis em cada dez microempresários perdem dinheiro investido no negócio sem o planejamento adequado e metade dos empreendimentos morre em até cinco anos.

 

Para ajudar os pequenos empreendedores no planejamento inicial da empresa o CPT Softrwares desenvolveu o programa GRATUITO o CPT Planejamento. Faça download aqui!

Receba Mais Informações

O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade