Diabetes: adoce a sua vida com muitos cuidados!

Diabetes adoce sua vida
 

 

Hoje é a sexta azul, o dia mundial do diabetes. Devido aos números crescentes de casos da doença no mundo – que atinge cerca de 250 milhões de pessoas, foi criado um dia especial para difundir informações e conscientizar as pessoas sobre os sinais do diabetes. As ações buscam incentivar o diagnostico precoce e reduzir as compilações da doença. O tema da campanha esse ano é Vida Saudável e Diabetes.

O dia 14 de novembro foi escolhida para marcar o aniversário de Frederick Banting, que junto a Charles Best, criou a ideia que levou à descoberta da insulina em 1921. A campanha foi criada em 1991 pela Federação Internacional de DiabetesIDF, em parceria com a OMS – Organização Mundial da Saúde. A data conta com o reconhecimento e apoio da Organização das Nações Unidas (ONU).

A diabetes é uma síndrome metabólica de origens diversas, que ocorre quando o pâncreas não é capaz de produzir a insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo, ou porque este hormônio não é capaz de agir de maneira adequada (resistência à insulina). Se isso acontecer,  haverá aumento de glicose no sangue e, consequentemente, o diabetes.

A doença se manifesta por meio de alguns sintomas como: vontade de urinar diversas vezes, fome frequente, sede constante, perda de peso, fraqueza, fadiga, nervosismo, mudanças de humor, náusea e vômito. A pessoa com a diabetes tipo 2 ainda pode apresentar: infecções frequentes, alteração visual (visão embaçada), dificuldade na cicatrização de feridas e formigamento nos pés e furúnculos.

O diabetes exige alguns cuidados que são para o resto da vida, como medir a glicemia, tomar medicamentos, exercitar-se regularmente e ajustar os hábitos alimentares. A doença é mais suscetível às pessoas com mais de 45 anos e que apresentam histórico familiar de diabetes. A má alimentação, o excesso de peso e o sedentarismo são fatores de risco para desenvolver a doença.

Portanto, ao notar algum sintoma,  procure um médico imediatamente. Cuide-se!


Por Lidiany Duarte.
Fonte: Dia Mundial da Diabetes/ Minha vida.

Salvar

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Comentários

José Carlos dos Santos

27 de nov de 2018

Bom dia!!! gostaria de saber porque os diabéticos timpo 2 como Eu, têm de toma todos os dias insulina.ou seja,3 vezes ao dia!!!Eu estou com 59 Anos, não bebo, não fuma e não faço estravagasa no dia dia,qual o caminho daqui prá frente Que devo tomar. não gosto de doces, como uma ou outra.nem sempre.aguafdo o retorno.

Resposta do CPT Softwares

27 de nov de 2018

Olá José,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, e tem como função metabolizar a glicose (açúcar no sangue) para produção de energia. Ela atua como uma "chave", abrindo as "fechaduras" das células do corpo, para que a glicose entre e seja usada para gerar energia. Ou seja, o hormônio ajuda a glicose a entrar nas células do corpo.

Quando há alguma disfunção na produção de insulina, pouca ou nenhuma produção de insulina, a pessoa é diagnosticada com Diabetes Mellitus. Para o controle da glicose na corrente sanguínea, muitas vezes é necessário realizar a reposição exógena da insulina com aplicações diárias do hormônio.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Receba Mais Informações

O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-093
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade