Eliminando dívidas

 

Quem não tem controle sobre seus gastos irá ficar endividado independente do salário que receber.

Quem não tem controle sobre seus gastos irá ficar endividado independente do salário que receber.

 

Contrair dívidas é algo que pode acabar com a paz de toda uma família. O grande problema é que a inadimplência acontece muitas vezes por questões desnecessárias. A falta de equilíbrio financeiro e o descontrole do orçamento são os responsáveis pelo endividamento das famílias.

Os malefícios causados pela dívida pode ser muito ruim para cada membro da família, o importante é não deixar passar. É preciso conversar e evitar o endividamento crônico. Com isso, avaliar as prioridades da família mantendo o orçamento equilibrado e sob controle.

Uma maneira sábia de tentar resolver a situação é reconhecer o problema. O ideal reunir a família e depois de verificado a raiz do endividamento, algumas atitudes terão que ser definidas, como realizar mudanças e comportamentos, fazer cortes e ajustes no orçamento. Analisar os mecanismos que serão utilizados, como poupar, quitar dívidas, rever os padrões de consumo, começar a trabalhar, arranjar outro emprego etc.

Uma coisa é certa quem está endividado é porque gasta mais do que ganha, por isso é fundamental ter controle sobre os gastos além fazer cortes no orçamento quando necessário. Quem não tem controle sobre seus gastos irá ficar endividado independente do salário que receber, por isso é importante observar se o padrão de vida em que se encontra condiz com o salário e receita.

A família inadimplente precisa observar o orçamento atual e verificar os lançamentos nos meses que se passaram e projetar os meses que virão para que se tenha uma direção a ser seguida. É importante rever os gastos e observar onde estão os furos do orçamento, saber para onde vai a maior parte do dinheiro da família.

Uma maneira simples de visualizar a situação é criar uma tabela, contendo a discrição e o valor da dívida, a prioridade, ou seja qual a urgência de pagar essa dívida, e depois analisar quais os cortes que deverão ser realizados para solucionar o problema.

Além dos cortes que poderão ser realizados, outra maneira da família quitar a dívida é renegociando a mesma, ou então procurar aumentar a força de trabalho e a renda da família. Caso nada adiantar será preciso conversar com a família para livrar-se de bens que representa alguma dívida, por exemplo, carro financiado, ou algo mais radical como mudar de casa, ou até vender um outro bem.

Mesmo com a perda momentânea de bens, quando a dívida estiver liquidada, a família poderá começar a poupar e, no futuro reaver outros bens, para isso é preciso ter muito controle. A saúde financeira da família é restabelecida com pagamento da dívida e com o equilíbrio financeiro, isso faz com que toda família tenha mais autoestima é paz no ambiente familiar.

 

Controle o orçamento da sua família com o programa CPT Finanças na família.

 


Fonte: Livro Finanças na Família- Curso CPT.

Receba Mais Informações

O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade