Lançamento CPT Módulo Ração Bovinos de Corte

Ração para bovinos de corte

O aumento do consumo mundial de carne bovina é uma realidade que supera as expectativas dos pecuaristas brasileiros. Nesse cenário, o CPT Módulo Ração Bovinos de Corte é considerado uma ferramenta indispensável ao aumento da produtividade de carne na fazenda, pois atua positivamente no planejamento da dieta, que é um dos fatores que mais onera os custos da produção na pecuária de bovinos de corte.

O módulo de software CPT Ração Bovinos de Corte foi desenvolvido para acrescentar a funcionalidade de formulação (balanceamento) de dieta de custo mínimo ao software CPT Fazenda Pecuária ou CPT Fazenda Agrícola e Pecuária, maximizando a eficiência alimentar e econômica, com estratégias de manejo nutricional do rebanho.

As principais funcionalidades desse módulo são:


- Módulo específico para a bovinocultura brasileira: foi desenvolvido para as exigências nutricionais de Zebuínos puros e Cruzados, com base de dados de alimentos e materiais genéticos incorporados do sistema BR-Corte, representativos da pecuária brasileira, o que aumenta a eficiência no manejo alimentar do rebanho.

- Permite o balanceamento rápido dos alimentos: elabora a formulação da dieta total (volumoso + concentrado + minerais) após equacionar 3 etapas: a definição das exigências nutricionais do animal, a escolha dos alimentos e a avaliação da dieta.

- Na etapa 1 (exigências nutricionais do animal): o usuário define o nome da dieta, o cliente, o PV- peso vivo médio, o GMD - ganho médio diário, a categoria (crescimento e terminação, vaca, bezerro), a raça (zebuínos e cruzados), o sistema (confinamento, pasto), o sexo (macho inteiro, macho castrado, fêmea), o percentual do concentrado e a quantidade (kg/dia) de FDN- fibra em detergente neutro.

- Na etapa 2 (escolha dos alimentos): o usuário tem a opção de escolher alimentos cadastrados no banco de dados de acordo com as categorias de volumoso, concentrado (proteína e energia) e minerais. O usuário pode cadastrar um novo alimento com sua composição de nutrientes no banco de dados sem interferir no banco de dados padrão CPT do software.

- Na etapa 3 (avaliação da dieta): o usuário poderá balancear a ração equacionada de forma simples e objetiva, sendo avisado com mensagem de texto que alerta a respeito da eficiência nutricional da dieta formulada. Um relatório preciso com os dados da formulação instruirá o usuário sobre o custo mínimo em kg de matéria natural (MN), o custo de ração por animal, a previsão de ganho médio diário (GMD) de peso do animal e o detalhamento (total, ideal e máximo) dos alimentos, dos nutrientes e dos minerais que compõem a ração formulada.

Conheça agora o Módulo CPT Ração Bovinos de Corte


por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-093
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade