Novembro Azul: precisamos tocar no assunto para driblar o câncer de próstata

Novembro azul: A campanha é em prol do câncer de próstata
 
 
A saúde masculina está em foco neste mês por conta da campanha Novembro Azul. A iniciativa é uma parceria entre a Sociedade Brasileira de Urologia e o Instituto Lado a Lado pela Vida, com o apoio de esferas públicas e privadas. O movimento é em prol da luta contra o câncer de próstata e tem como objetivos desmistificar a doença, incentivar os homens a cuidarem melhor da saúde e chamar a atenção para a importância dos cuidados preventivos, principalmente para o exame de toque.
 
Várias ações estão sendo realizadas neste mês para chamar a atenção para a campanha. Pontos turísticos de diversas cidades estão iluminadas de azul e os locais mais frequentados pelos homens, como estádios de futebol, estão destacando a campanha. Além disto, personalidades estão apoiando o movimento, como o Zico, ex-jogador de futebol e empresário, que promoveu no espaço Zico um jogo de futebol de inauguração do Novembro Azul.
 
O câncer de próstata ocorre quando as células da próstata – glândula semelhante a uma castanha, localizada na parte baixa do abdômen do homens – se multiplicam de forma desordenada. Os riscos  aumentam quando há  histórico familiar, desequilíbrio hormonal da testosterona, idade acima de 50 anos, obesidade, sedentarismo e alimentação inadequada. A incidência também é maior em negros. Não é possível evitar a doença, mas pode-se diagnosticá-la precocemente. Para isso, é preciso fazer dois exames que são complementares, o de toque e o PSA. Se for descoberta em estádio inicial, as chances de cura são de cerca de 90%.
 
Segundo dados do INCA – Instituto Nacional de Câncer, até 2015, 60% dos homens serão afetados pelo câncer de próstata. Só nesse ano, cerca de 69 mil casos serão diagnosticados. Portanto, a campanha deve envolver toda a sociedade, para driblar o preconceito e encorajar os homens a cuidarem da saúde e fazer os exames necessário. Homem de atitude se cuida e valoriza a vida!


Por Lidiany Duarte
Fonte: Instituto Lado a Lado pela Vida/ Novembro Azul

Receba Mais Informações

O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade