O próximo Mark Zuckerberg pode ser brasileiro

 

 

"Epreendedores estão fazendo o que os governos não conseguem – criar ecossistemas inovadores"

 

Vivek Wadhwa, vice presidente acadêmico e de inovação  na Singularity University, sediada na base da NASA na Califórnia, escreveu um artigo publicado no Washington Post prevendo que o próximo Mark Zuckerberg surgirá no Brasil.

Para defender esse ideia, Wadhwa conta a história de pequenas empresas incubadas na Softex, de Campinas, São Paulo. Esses empreendedores resolveram arriscar e deixar para trás o aprendizadado teórico, direcionado para grandes empresas, partindo para o conhecimento partilhado e vivenciado na prática. Com esta iniciativa, puderam contar com a ajuda de mentores de diversas empresas, que se voluntariaram para dividir seus conhecimentos e experiências.

Os momentos de brainstorming e trocas casuais de informação mostraram seu valor: com um ano de trabalho, as 12 empresas do grupo aumentaram a receita conjunta de US$ 330 mil para US$ 2,1 milhões. Isto prova que ser um empreendedor solidário – e não solitário – fará com que suas ideias e seu negócio seja reavaliado, discutido e melhorado.

Segundo Wadhwa, ainda, empresas como essas tem melhor qualidade e previsão de crescimento do que empresas do Vale do Silício, por exemplo. Mas é claro que não há como saber se elas atingirão o sucesso de longo prazo, mas já estão no caminho certo.

Iniciativas como essa ocorrida em Campinas montam um cenário de sucesso no Brasil e em outros paises citados por Wadhwa. Nas suas palavras:

“Minha previsão é que, até o final dessa década, veremos alguns Mark Zuckerbergs surgindo das favelas de São Paulo ou de Nova Delhi, India ou de Valparaiso, no Chile. Por que, você pergunta? Porque empreendedores estão fazendo o que os governos não conseguem – criar ecossistemas inovadores.”


Quer ler o artigo de Vivek Wadhwa na íntegra? Clique Aqui


por Marina Camila

 

Veja mais sobre empreededorismo.

 

 

 

 

Receba Mais Informações

O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade