Outubro Rosa: a conscientização pode salvar vidas

Funcionarias do CPT softwares usando o laço rosa da campanha Outubro Rosa

Anualmente, durante o mês de outubro, o mundo todo se mobiliza por uma causa nobre, a prevenção do câncer de mama. A campanha internacional denominada Outubro Rosa, estimula a participação de vários países, empresas e entidades em ações de conscientização sobre a doença, com o objetivo de informar a sociedade sobre os riscos do câncer de mama, e da importância da prevenção e do diagnóstico precoce. O Outubro Rosa é um jeito bonito e feminino de chamar a atenção para a causa.

 

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que em 2014 cerca de 57 mil novos casos de câncer de mama serão diagnosticados. No Brasil, os índices de mortalidade pela doença continuam elevados, provavelmente porque a doença é diagnosticada em estágio avançado. Porém, as ações de divulgação e conscientização da doença têm surtido efeito. Segundo dados do Portal Saúde do governo federal, nos últimos anos, houve um aumento de 37% na realização de mamografias entre mulheres de 50 a 69 anos pelo Sistema Único de Saúde.

 

 

O câncer de mama começa com a divisão e reprodução desordenada das células das mamas, causando nódulos que podem ser malignos ou benignos. Os sinas da doença podem aparecer por meio de alterações na pele que recobre a mama, como aspecto enrugado ou manchas avermelhadas, além do sintoma do câncer palpável, que é o nódulo (caroço) no seio e na axila. O ideal é sempre analisar o contorno da mama, antes e após o período menstrual, fazendo movimentos diante de um espelho. Com um pouco de disciplina os exames se encaixam perfeitamente na rotina. É muito importante que mulheres a partir dos 40 anos façam regularmente a mamografia. Quanto mais cedo for o diagnóstico, maiores são as chances de cura.

 

O Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos, na década de 1990, onde vários estados já realizavam ações isoladas. A primeira ação foi realizada em Nova York, na primeira corrida pela cura, onde laços cor-de-rosa, lançados pela Fundação Susan G. Komen For The Cure, foram distribuídos aos participantes, tornando o laço um símbolo sensível da campanha. Outra marca da campanha é a iluminação de torres, teatros, museus, pontos turísticos e vários monumentos ao redor do mundo com luz rosa. A iluminação feminina e atrativa é a leitura visual do Outubro Rosa, que pode ser compreendido em qualquer lugar do mundo.

 

 

O CPT Softwares também está envolvido na campanha do Outubro Rosa contra o câncer de mama. As mulheres, que correspondem a 76% do quadro de colaboradores da empresa, estão engajadas na luta pela conscientização e prevenção da doença. O broche com laço rosa passou a fazer parte do figurino, informativos desenvolvidos pelo CPT Softwares sobre o câncer de mama foram distribuídos, além da participação ativa das mulheres nas palestras que abordaram os mitos e verdades sobre a doença, e a importância da descoberta precoce por meio do autoexame e da mamografia. A abordagem dos temas esclareceram dúvidas e deram mais segurança para que as mulheres se cuidem melhor. Cuidar da própria saúde tem que ser rotina.

 

 

Vejamos, abaixo, uma ilustração que demonstra os 12 sintomas mais comuns do câncer de mama:
 

12 sintomas do cancer de mama
 
12 sintomas do cancer de mama

Por Lidiany Duarte.

 

Receba Mais Informações

O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade