Pequenas empresas exportadoras sofrem com a desvalorização do dólar

A queda do dólar prejudica os pequenos empresários que tentam alavancar suas exportações.

O Ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que um dos seus compromissos nesse início de 2011 será conter a desvalorização do dólar frente ao real. A medida irá beneficiar os proprietários de pequenas e médias empresas exportadoras que sofrem com a perda de competitividade no mercado internacional.

A queda do dólar prejudica os pequenos empresários que tentam alavancar suas exportações. Em contrapartida as pequenas empresas importadoras têm sido beneficiadas com a desvalorização da moeda americana. Nos últimos anos as empresas importadoras tiveram um saldo positivo em seus negócios por conta do câmbio favorável.

De acordo com a Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), o número de empresas brasileiras importadoras subiu de 28,9 mil em 2007 para 39 mil no ano de 2010. Já as empresas exportadoras tiveram uma forte queda. Eram 28,8 mil empresas exportadoras em 2007 já em 2010, esse número caiu para 19 mil.

A previsão dos especialistas é que o dólar continuará se desvalorizando. De acordo com Evaldo Alves, professor de comércio exterior da FGV-EAESP, a desvalorização cambial exige atenção dos empresários que dependem do comércio exterior, tanto na importação quanto na exportação de produtos e serviços.

 

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-093
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade