Queda dos pedidos de falência das pequenas empresas

 

 

O mês de maio de 2010 registrou a maior queda nos pedidos de falência de micro e pequenas empresas.

O número de requerimentos de falência no Brasil é o menor desde 2005. Em maio de 2010, foram registrados 160 pedidos de falência, segundo o Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações. Desses, 93 foram de micro e pequenas empresas. Ainda que represente uma parcela significativa do total, esse número representa a maior queda nos pedidos de falência de micro e pequenas empresas, se comparado ao mês de maio de 2009: 43,3%.

Para os micro e pequenos empresários, essa boa notícia pode se estender por um longo período, pois a previsão é de que esses indicadores continuem em queda, devido à normalização do mercado de crédito, ao crescimento acelerado da economia brasileira verificado no primeiro semestre de 2010 e à nova Lei de Falências, sancionada em fevereiro de 2005.

A nova Lei de Falências abriu a possibilidade de reestruturação e manutenção das pequenas empresas e de seus recursos produtivos, pois acabou com o sistema de concordata (que é o recurso jurídico que possibilita a continuação do comércio de uma empresa incapaz de pagar suas dívidas nos prazos estabelecidos) e criou figuras de recuperação judicial e extrajudicial. Dessa forma, aumentou a abrangência e a flexibilidade das alternativas de reestruturação econômica e financeira de empresas devedoras.

Embora esse cenário benefie a abertura de novas empresas, ainda sim é necessário administrar bem o negócio para evitar a falência.

O CPT Softwares desenvolve softwares para gerenciamento de micro e pequenas empresas. Acesse www.cptsoftwares.com.br e conheça nossos produtos.

 

 

Receba Mais Informações

O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade