Requisitos do profissional da indústria 4.0

Requisitos do profissional da indústria 4.0

A indústria 4.0 está em crescente avanço na esfera mundial, com tecnologias de última geração para o pleno controle da produção com acesso remoto e em tempo real. A automação digital e os sistemas de processamento e análise de dados possibilitarão a total integração de todos os profissionais da cadeia produtiva. Com isso, a produtividade e a performance dos setores serão potencializadas. Nesse contexto, o perfil do profissional deverá apresentar algumas particularidades.

Para acompanhar as inovadoras mudanças, o profissional da indústria 4.0 deverá apresentar grande facilidade de adaptação, além de construir um bom relacionamento com seus colegas de trabalho e chefes de setor. Da mesma forma, deverá buscar contínuo conhecimento multidisciplinar (know-how nas mais diversas áreas) e possuir bom senso de urgência para a solução imediata de problemas.

Obterá destaque no mercado, o profissional que fizer cursos de aperfeiçoamento em gestão ambiental, controle de qualidade, segurança no trabalho, gestão de pessoas, além de tecnologia da informação. Dessa forma, tanto os técnicos como os engenheiros estarão preparados para otimizar os processos produtivos – como utilização de matéria-prima que melhora a qualidade dos produtos, mas não causam impactos negativos no meio ambiente. Além de criar ideias inovadoras, o profissional da indústria 4.0 deverá atribuir aos produtos algumas melhorias, sem aumentar os custos.

Outro importante requisito é a capacidade de adaptação. Afinal as máquinas e os equipamentos estarão programados para executar tarefas específicas, assim como prever falhas e realizar manutenções. Nesse caso, o técnico de manufatura deverá apresentar amplo conhecimento quanto aos softwares instalados, assim como se manter atualizado em relação às novas tecnologias para solucionar problemas com maior assertividade.

Já os gestores da indústria 4.0 poderão tomar decisões estratégicas por meio de smartphones e tablets com acesso remoto e em tempo real, o que dará maior agilidade aos processos. Além disso, deverão adotar uma postura de liderança inspiradora para que todos desempenhem suas funções em prol de um objetivo comum. Dessa forma, juntos todos poderão buscar soluções inovadoras e criativas em busca do crescimento e fortalecimento da indústria no mercado.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: TOTVS.

Confira o artigo "Dica - Como realizar uma entrada de produtos no almoxarifado" e aprimore ainda mais o seu conhecimento.

Conheça o CPT Almoxarifado - Software para Gerenciamento de Almoxarifado.

 

Softwares Relacionados

Receba Mais Informações

O CPT SOFTWARES garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

CPT SOFTWARES LTDA © 2008 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Padre Serafim, 30 Loja 6 BOX N, Centro - Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 17.612.421/0001-76

Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Quer Facilidade