Site publica dicas para empresários-vendedores administrarem seu tempo

Ser dono de um negócio e vendedor dos produtos e serviços da marca, ao mesmo tempo, é um desafio que exige organização e disciplina.

A maioria dos pequenos empresários são, ao mesmo tempo, os principais vendedores de suas empresas. Eles podem, apesar de representar um grande desafio, conciliar eficientemente todos os papéis que exercem em seus negócios. O site norte-americano Inc.com, voltado para pequenas empresas, publicou dez recomendações para que os pequenos empreendedores otimizem seu tempo e consigam realizar bem todas as tarefas do dia a dia. A seguir, o resumo dessas dicas:

1. Administrar o tempo rigorosamente: Ser rigoroso no agendamento de visitas e compromissos com clientes, reservando tempo prévio para preparar as apresentações para os clientes.

2. Vender o produto ou serviço, e não a empresa: Usar o tempo com mais eficiência e falar mais dos produtos ou serviços e das vantagens e soluções que eles oferecem.

3. Não negligenciar os clientes já existentes: Clientes atuais são a melhor fonte de renda extra. Por isso, é recomendável não enfatizar a busca por novos clientes e negligenciar os atuais.

4. Estabelecer um mecanismo simples de feedback: contatar constantemente os clientes é uma das armas mais poderosas para vender. Nesse processo, é aconselhável ser acessível e não desperdiçar oportunidades de ouvir feedbacks honestos dos clientes.

5. Diminuir as viagens: Viajar é uma das atividades que mais consomem tempo no trabalho. Sendo assim, as ausências devem ser evitadas ao máximo possível. A comunicação virtual pode auxiliar neste caso.

6. Saber delegar tarefas: Caso ocupe muito tempo com vendas, é importante que os pequenos empresários saibam terceirizar e delegar tarefas a outro funcionário, estagiário ou temporário.

7. Encontrar um mentor: Alguns pequenos empreendedores são vendedores naturais, mas outros não. Logo, é preciso procurar ajuda de quem entende do assunto, pelo menos até adquirir mais experiência.

8. Assumir a responsabilidade: Tomar cuidado para não perder o controle da situação devido à falta de chefia, já que o empresário deve tomar decisões para todos os setores da empresa.

9. Assegurar-se da capacitação dos funcionários: Todos da empresa devem estar conscientes de que também são responsáveis pelas vendas. Por isso, todos os funcionários devem saber falar dos produtos ou serviços da empresa e ficar atentos aos clientes em potencial.

10. Não ter medo de contratar: Contratar funcionários na hora certa. Isso é estabelecido através de critérios, que pode ser quando um certo número de clientes for atingido, por exemplo.

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