Governo lança programa para qualificar o ensino no meio rural

Com o objetivo de melhorar a qualidade da educação rural. O governo lançou o Pronacampo Programa Nacional de Educação do Campo. A ideia é melhorar o ensino rural.

O Pronacampo tem com estratégia produzir um material didático específico para as escolas rurais, que abordem os temas da realidade do campo. O programa também prevê a construção de novas escolas, cursos de formação continuada para professores e melhoria na infraestrutura das unidades – cerca de 11 mil escolas do campo ainda não possuem luz elétrica, número que representa 15% do total.

Segundo relatório do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), as escolas localizadas em áreas rurais representam 12% das matrículas de educação básica em todo o país. Os indicadores educacionais do campo são bastante inferiores se comparados aos das áreas urbanas.

De acordo com FNDE, a taxa de analfabetismo no país – na população com mais de 15 anos – é de 9,6%, na zona rural esse índice sobe para 23,2%. Apenas 15% dos jovens de 15 a 17 anos do campo estão no ensino médio e somente 6% das crianças até 3 anos têm acesso à creche.

Desenvolvedor de sistemas no CPT Softwares desde 2009. Graduado e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal De Viçosa - UFV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *