A doença, também conhecida como empanzinamento, pode levar os animais à morte. Fique atento aos seus bovinos, observe os sintomas e elimine o timpanismo do seu curral.

Alguns dos sinais mais comuns do timpanismo são distensão no lado esquerdo do animal, salivação excessiva, dificuldade para respirar, inquietação (o animal demonstra impaciência batendo a pata no chão), micção e defecação frequentes.

Quer saber mais sobre saúde bovina? Aprenda a cuidar dos cascos dos seu gado. Leia o artigo abaixo sobre o assunto:

Mas o que é o timpanismo?

É uma distensão exagerada do retículo e do rúmen, que se dá pelo acúmulo anormal de gases produzidos pela maior fermentação de certos alimentos. O distúrbio, normalmente, ocorre em currais com dietas com altas quantidades de concentrados e grãos, e baixas quantidades de fontes de fibra.

O distúrbio pode acontecer por alguns motivos: parada dos movimentos ruminais, mudanças bruscas de alimentação, obstrução do esôfago (seja pela produção excessiva de espuma ou pela presença de corpos estranhos, como tumores).

Como tratar?

Primeiramente, evite que a criação adquira a doença. Não faça mudanças bruscas na dieta do seu gado, ao invés disso, é preciso uma transição gradativa para a nova alimentação. Assim, a população microbiana do rúmen dos animais terá tempo para se adaptar aos novos alimentos.

Mas, como o problema não tem uma única causa, existem também formas diferentes de tratar o empanzinamento bovino.

De uma forma geral, o tratamento do gado com o timpanismo se baseia em aliviar a pressão com a retirada do gás. Isso pode ser feito usando sonda, retirando a obstrução no esôfago do animal, corrigindo os distúrbios que levaram à disfunção do rúmen ou usando substâncias alcalinizantes.

Para manter as suas vacas leiteiras saudáveis e produtivas, é preciso formular dietas balanceadas, feitas especificamente para a produção de leite. Com o CPT Ração Premium você formula dietas de custo mínimo com rapidez e segurança.

Aprenda a formular uma dieta e coloque em prática acessando o demonstrativo gratuito do software CPT Ração Premium!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *