Importância dos indicadores de desempenho para os negócios

A boa gestão de uma empresa está alicerçada em informações objetivas e concretas, em números precisos e bem fundamentados. Dessa forma, as ações dos gestores tornam-se muito mais transparentes, pois são desenvolvidas de maneira segura e confiável. E tudo isso é possível graças aos indicadores de desempenho ou Key Performance Indicators (KPIs).

Os KPIs garantem uma análise clara, real e perceptível ao gestor, por meio da avaliação do desempenho dos processos, dos funcionários e das estratégias do negócio. Na verdade, trata-se de uma medida indispensável a toda a empresa que busca o sucesso. Afinal, ao estudar os indicadores, é possível identificar erros, falhas, gargalos e demais variáveis que prejudicam a performance dos negócios.

Sem falar que os indicadores de desempenho auxiliam no planejamento e no monitoramento das metas e dos objetivos da companhia. Mesmo porque os KPIs são estruturados em dados reais e mensuráveis. Isso permite que as avaliações de desempenho sejam aferidas em períodos específicos, para averiguar a proximidade com as metas. Mas é importante definir os KPIs ideais para o negócio.

Exemplificando. As empresas varejistas focam essencialmente nos custos de produção e no número de vendas. Quanto às empresas do setor de serviços, elas voltam toda a sua atenção ao fluxo de caixa e à precificação. Dessa forma, torna-se mais fácil e simples redefinir a política de preços da empresa. Basta compará-la com a da concorrência, para saber se os preços estão competitivos ou não.

Enfim, os indicadores de desempenho são de grande importância para os negócios. Entretanto, é imprescindível fazer um bom planejamento estratégico, para definir metas objetivas e palpáveis. Por meio dos KPIs, é possível acompanhar a evolução dos resultados da companhia e dos funcionários, o que permite tomadas de decisão mais acertadas e elaboração de estratégias para melhorias na empresa.

Conheça o CPT Controle Econômico e Financeiro – Software para Controlar o Resultado Econômico e Financeiro de um Negócio.

Leia o artigo “Indicadores CDL-BH e CDL-Rio confirmam crescimento do setor varejista de confecções e calçados”.

Fonte: totvs.com

Por Andréa Oliveira.

Desenvolvedor de sistemas no CPT Softwares desde 2009. Graduado e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal De Viçosa - UFV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *