Medida de segurança para motociclistas: conferir os itens do motor

A área de segurança em veículos de duas rodas é um desafio para a engenharia brasileira. A indústria automotiva se empenha no desenvolvimento de tecnologias que tornem as motocicletas mais seguras. Entretanto, a inovação deve estar aliada à educação preventiva dos pilotos.

Medidas simples, como a escolha de uma infraestrutura viária adequada para a mobilidade, o uso do capacete de segurança e a correta manutenção das motocicletas fazem toda a diferença na busca pela segurança dos motociclistas.

Certamente, conferir o estado das peças do motor com certa frequência é uma medida de segurança importante. O sistema de frenagem é um dos principais itens. Além dele, outros itens fundamentais, quando em perfeito estado de uso, garantem a segurança nos veículos de duas rodas, a seguir:

Caixa de direção: é necessário evitar as folgas no guidão, pois a direção desajustada compromete o controle da moto;

Espelhos: é uma medida de prevenção de acidentes e multas estar com os espelhos sempre em ordem e ajustados;

Parte elétrica: é preciso verificar se o conjunto de sinalização (farol, lanternas e piscas) estão funcionando corretamente;

Pneumático: é importante verificar a pressão dos pneus, que não podem estar em hipótese alguma murchos ou carecas;

Suspensão: é fundamental checar se os amortecedores não apresentam vazamento de óleo ou estragos que prejudiquem o seu funcionamento, outros componentes dos veículos e, consequentemente, o equilíbrio do motociclista.

Desenvolvedor de sistemas no CPT Softwares desde 2009. Graduado e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal De Viçosa - UFV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *