Medida do Banco Central facilita empréstimos para MPE

De acordo com o Banco Central, a partir de agora, as instituições financeiras deverão informar o Custo Efetivo Total (CET) das operações de crédito envolvendo as micro e pequenas empresas. O CET reúne todos os custos aplicados pelas instituições financeiras na concessão de crédito.

A medida irá ampliar a competição entre os bancos, reduzir os custos financeiros para o segmento e favorecer o planejamento por parte dos pequenos negócios.

Segundo Luiz Barreto, presidente do Sebrae, todas as medidas que visam simplificar o crédito para as pequenas empresas são bem-vindas. Barreto salientou que a iniciativa do Banco Central vai dar transparência aos custos dos financiamentos e permitir que o empresário faça um planejamento realista e sustentável para seu empreendimento.

Com o CET os pequenos empreendedores saberão quanto estão pagando na contratação de empréstimos. Outro beneficio avaliado pelos especialistas que que as próprias instituições financeiras começarão a brigar pela concorrência.

A obrigatoriedade para as instituições financeiras informarem o CET ao Banco Central está na Resolução nº 3909/10 do BC.

Conheça todos os CPT Softwares para melhor gerenciar sua empresa.

Desenvolvedor de sistemas no CPT Softwares desde 2009. Graduado e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal De Viçosa - UFV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *